A TELENOVELA NO BRASIL: UM GÊNERO POR EXCELÊNCIA
Palabras clave:
Telenovela.Produto de mídia. Ficção.Resumen
Resumo: O ideário da humanidade é cada vez mais dependente do audiovisual, mostrando que o homem passou a depender cada vez mais das mídias para ter acesso à ficção. Dessa forma, explica-se a importância da televisão, produto que foi implantado no Brasil em 1950, para a sociedade brasileira. Como suporte, esse veículo de comunicação apresenta vários gêneros e formatos calcados na ficção. Dentre eles, o mais importante é a telenovela, produto de mídia onipresente no Brasil cuja inspiração provém dos romances folhetinescos, do melodramae do rádio. De origem melodramática e presente no país desde 1951, pode-se dizer que o gênero alterou seu formato, abandonando a extensa carga de sentimentalidade. Nos últimos 40 anos, ganhou reconhecimento da crítica especializada como produto artístico e cultural. Na atualidade, pode-se falar que a novela pode ser vista como um agente propiciador acerca dos debates sobre a cultura e identidade brasileira. Assim, o presente artigo objetiva tecer considerações acerca da importância desse produto midiático para o Brasil.
Descargas
Citas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALENCAR, Mauro. A Hollywood Brasileira: Panorama da Telenovela no Brasil. São Paulo: Senac, 2002.
BACCEGA, Maria Aparecida. Narrativa Ficcional da Televisão: encontro com os temas sociais.In:Comunicação & Educação. São Paulo: CCA-ECA-
USP/Moderna, n. 26, jan. / abr. 2003, p. 7-6.
CAMPEDELLI, Samira Y. A Telenovela. São Paulo: Ática, 1987.
FADUL, Anamaria. Telenovela e família no Brasil. Comunicação & Sociedade, São Bernardo do Campo/SP: PósCom/Unesp, n. 34, 2º sem. 2000.
GERMANO, Moacir. A televisão: uma porta para o cabaré. Campina Grande/PB: Gráfica Martins, 2004.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: A sociedade da telenovela. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
______________.Telenovelas e Interpretações do Brasil. In: Lua Nova, São Paulo, 82, p. 61-86, 2011. Disponível em<http://www.scielo.br/pdf/ln/n82/a04n82.pdf>. Acesso em 20/11/2014.
KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru/SP: Edusc, 2001.
LOPES, Maria ImmacolataVassallo. Memória e Identidade na Telenovela Brasileira. Disponível em <http://compos.org.br/encontro2014/anais/Docs/GT12_ESTUDOS_DE_TELEVISAO/templatexxiiicompos_2278-1_2246.pdf>. Acesso em 15/10/2015.
______________.Telenovela e direitos humanos: a narrativa de ficção como recurso comunicativo. In: ANAIS INTERCOM– Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Curitiba/PR, 4 a 7 de setembro de 2009.
______________. Telenovela brasileira: uma narrativasobre a nação. Comunicação & Educação, São Paulo, v.26, p. 17- 34, jan./abr. 2003.
MACHADO, Arlindo. A Televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
MOTTER, Maria Lourdes. Telenovela, Internacionalização e Interculturalidade. São Paulo: Edições Loyola,2004.
OROFINO, Maria Isabel. Mediações na produção de TV. Um Estudo sobre o Auto da Compadecida. Porto Alegre/RS:Edipucrs,2006.
ROCCO, M.T.F. Que pode a escola diante do fascínio da TV. Disponível em<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/c_ideias_09_053_a_062.pdf>. Acesso em 12/10/12.
SADEK, José Roberto. Telenovela: Um olhar do cinema. São Paulo: Summus, 2008.
SANTAELLA, L. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SILVERSTONE, Roger. Por que Estudar a Mídia?São Paulo: Edições Loyola, 2002.
TÁVOLA, A. A telenovela brasileira: história, análise e conteúdo. São Paulo: Globo, 1996.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.