REPENSAR O CONCEITO DE EDUCAÇÃO NA PÓS-MODERNIDADE: além da formação humana (universal)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2236-4099v12n29.2022.20Palabras clave:
Conceito de educação, Crise da razão, Educação estética, Sensibilidade, SolidariedadeResumen
Este ensaio traz as primícias de uma reflexão sobre o conceito de educação na pós-modernidade e busca discutir em que medida a educação, conceituada na modernidade burguesa enquanto processo de formação humana, tem se modificado, ou não, considerando as contingências próprias do momento atual. Faz um diagnóstico do presente identificando-o como contingência da crise da razão, passando pela reflexão de um conceito de educação que vá além do cultivo da razão, mas que também possa desenvolver a sensibilidade e a solidariedade.
Descargas
Citas
ADORNO, Theodor W e HORKHEIMER, M. (1985) Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução de Guido Antonio de Almeida. Zahar.
ADORNO, Theodor W. (2000). Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. Paz e Terra.
ADORNO, Theodor. (2015.) Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. Tradução Verlaine Freitas. Editora UNESP.
GRUSCHKA, Andreas. (2014.) Frieza burguesa e educação: a frieza como mal-estar da cultura burguesa na educação. Campinas, autores Associados.
HARARI, Yuval Noah. (2016). Homo Deus – Uma breve história do amanhã. Companhia das Letras
HEGEL, W. G. (2010). Filosofia do direito: 1821. Trad. Paulo Meneses. Unisinos.
HORKHEIMER, Max. (2000). Eclipse da Razão. Centauro Editora.
LASCH, Christopher. (1983) A cultura do narcisismo: a vida americana numa era de esperança em declínio. Imago.
KANT, Immanuel. (2013). A Metafísica dos Costumes. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco,
KANT, Immanuel. (2002.) Sobre a pedagogia. Tradução de Francisco Cock Fontanella. Editora UNIMEP.
KANT, I. (1985). Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento”? Textos seletos Tradução de Floriano de Sousa Fernandes. Vozes.
MARX, K. (2013.) O Capital - Livro I – crítica da economia política: O processo de produção do capital. Tradução Rubens Enderle. Boitempo.
RORTY, R. (1992.) Contingência, ironia e solidariedade. Martins Fontes.
ROUANET, Sérgio Paulo. (1987). As razões do Iluminismo. Companhia das Letras.
SARTRE, Jean Paul. (2012). O existencialismo é um humanismo. Vozes.
SEVERINO, Antonio Joaquim. (2006). A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação. In Educação e Pesquisa, v.32, n.3, p. 619-634, set./dez. chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.epsjv.fiocruz.br/upload/d/CAPITULO_8.pdf
SILVA, Marina Coimbra Casadei Barbosa da. (2021). Estética da sensibilidade: a arte de sentirpensar e corazonar em educação. Tese (doutorado). Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e ciência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Cadernos Zygmunt Bauman
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.