A GOVERNAMENTALIDADE DOCENTE: Interiorização e subjetivação do controle

Autores/as

  • Bruno Cesar Mira Instituto Federal do Triângulo - IFTM

Resumen

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma visão geral sobre a interiorização e subjetivação da governamentalidade no trabalho docente. Em um primeiro momento será definido o conceito de governamentalidade desenvolvido por Michel Foucault em seus cursos no Collegé de France e também os trabalhos de Thomas Luckmann e Peter Berger sobre a interiorização e subjetivação do conhecimento. Em uma segundo momento, será brevemente discutido o papel do medo nas políticas atuais da educação e como essas políticas exercem o controle na prática docente, levando os professores a serem administradores de si mesmos. Através destes procedimentos de análise, pretendemos demonstrar as estratégias e exercícios da governamentalidade sobre a vida dos professores

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Biografía del autor/a

Bruno Cesar Mira, Instituto Federal do Triângulo - IFTM

Bruno Cesar Costa Ribeiro Mira, Nascido em 11 de Agosto de 1986, Formado em História pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ituverava (FFCL) e formado no Curso de Ciências Sociais, no Instituto Federal do Triangulo Mineiro (IFTM) Campus Uberaba-MG. Professor da Rede Municipal de Uberaba-MG, e também na Escola Estadual Fabio José de Araújo Aramina-SP. As principais áreas de interesse: Educação, Sociologia, História da Educação, Poder, Formação Docente, Subjetividades e Controle.

Publicado

2013-07-01

Cómo citar

Mira, B. C. (2013). A GOVERNAMENTALIDADE DOCENTE: Interiorização e subjetivação do controle. Cadernos Zygmunt Bauman, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1591