A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura

Autores/as

  • Pedro Afonso Barth Universidade Estadual de Maringá http://orcid.org/0000-0003-0882-2263
  • Leonardo Vinícius Sfordi da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Diego Sanches Martins Trevejo Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Escrita literária, Aluno-Autor, Literatura, Ensino de Literatura

Resumen

A escrita literária na escola pode ser uma ferramenta importante na sensibilização de crianças e jovens para a importância da leitura e da literatura. Este artigo propõe uma reflexão acerca das possibilidades dessa forma de escrita no ensino de literatura.  A pesquisa pretende, a partir disso, desmistificar a falácia de que apenas escritores consagrados podem ser autores de textos literários e fazer com que essa atividade seja levada, de maneira adequada, ao mundo dos alunos. Ancorados nos estudos de Jauss (1994), Tauveron (2014), Colomer (2007), Zappone (2008), entre outros, propomos uma possibilidade de prática de escrita literária e sua correção. Para que esta proposta se efetive, discutiremos o papel do discente, da escola e dos alunos frente ao texto literário. Destacamos que o artigo é também um relato de pesquisa ação, já que a prática de escrita literária foi executada e teve como principal resultado a emancipação crítica do aluno-autor.

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Biografía del autor/a

Pedro Afonso Barth, Universidade Estadual de Maringá

Doutor pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2016-2019). Mestre em Letras pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2016) na linha de Leitura e Formação do Leitor cuja dissertação foi dedicada à pesquisa de Sagas Fantásticas, especialmente Crônicas de Gelo e Fogo. Especialista em Língua Portuguesa - Novos Horizontes Teóricos e Práticos (UPF - 2013) e pesquisou Letramento digital e multimodalidade nas redes sociais. Possui graduação em Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola e respectivas literaturas) pela Universidade de Passo Fundo (UPF/2012). Atualmente, Professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É pesquisador no Grupo do CNPq "FORPROLL: Formação de Professores de Línguas e Literatura" e aluno pesquisador no grupo CNPq "CELLE- Centro de Estudos de Literatura, Leitura e Escrita: História e Ensino". Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura Juvenil Brasileira Contemporânea, Sagas Fantásticas, Letramento, Multimodalidade, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura, Formação de Leitores, Literatura Infantil e Literatura Hispano-americana.

Leonardo Vinícius Sfordi da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Especialista em Metodologia do ensino de língua portuguesa pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (2018); graduado no curso de História pelo centro Universitário de Maringá (2017) e em Pedagogia (2019) pela mesma instituição. Atualmente, é mestrando em estudos literários pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) no programa de pós-graduação em Letras (PLE-UEM), também é acadêmico do último ano do curso de Letras Português/Inglês da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e bolsista do projeto Residência Pedagógica - Língua Inglesa (UEM). E-mail: Leonardo_sfordi90@hotmail.com

Diego Sanches Martins Trevejo, Universidade Estadual de Maringá

Graduando do quinto ano de Letras: Português/Inglês e literaturas correspondentes pela Universidade estadual de Maringá (UEM). E-mail: Diego.smtrevejo@hotmail.com

Citas

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ZAPPONE, Mirian HY. Fanfics–um caso de letramento literário na cibercultura?. Letras de Hoje, v. 43, n. 2, 2008.

Publicado

2019-12-16

Cómo citar

Barth, P. A., Sfordi da Silva, L. V., & Trevejo, D. S. M. (2019). A escrita literária como ferramenta de ensino de Literatura. Cadernos Zygmunt Bauman, 9(21). Recuperado a partir de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/12663

Número

Sección

Perspectivas do Direito, Literatura e Educação