RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: FATOS E MOTIVAÇÕES
Keywords:
responsabilidade social empresarial – história - sociedade – mercadoAbstract
É comum não existir consenso sobre oque é a responsabilidade social empresarial. Com isso não existiria um conceito, mas conceitos estabelecendo correntes de pensamento que seriam adotadas e seguidas até que uma prevalecesse pela adoção da maioria. A produção de conhecimento nos traz diversos conteúdos, entre os quais está o histórico. O histórico tem duas funções. Uma, é produzir volume, a outra, produzir sentido. Um bom histórico interroga os fatos que são apontados como relevantes. Identificar agentes passivos, ativos, motivações e buscar sentido no fato registrado em uma linha do tempo. Em função da ausência de consenso este trabalho torna-se complexo. A imprecisão do conceito tem forte apelo ideológico, já que envolve concepções de mundo diferentes. Os papéis do Estado, das empresas privadas e da sociedade civil irão variar, conforme o agente emissor ou avaliador do conceito ou fato debatido. Cada lado defende as suas perspectivas e gerando, além de conceitos diversos, múltiplas interpretações de fatos históricos. Percebe-se, nos trabalhos pesquisados, que não há uma análise profunda e integrada dos propósitos de cada agente pesquisador e pesquisado. Muitos fatos históricos são listados e reproduzidos apenas “pro forma”, com o intuito de apresentar o tema. Reside aqui o objetivo deste trabalho: contribuir para a compreensão dos fatos que marcaram a responsabilidade social empresarial. Os métodos de pesquisas para o desenvolvimento deste trabalho permitem classificar a pesquisa quanto aos seus objetivos como exploratória; quanto aos procedimentos como pesquisa bibliográfica e documental; e quanto à abordagem do problema, como qualitativa.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos autorais Cadernos Zygmunt Bauman
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.