Uma reflexão sobre a pedagogia libertária e a pedagogia crítica

Authors

  • Jacob Ernesto Klein Universidade Regional de Blumenau
  • Luciano Ricardo Nascimento Universidade Regional de Blumenau

Abstract

Este estudo teve como tema a discussão sobre as aproximações e as convergências da Pedagogia Libertária e da Pedagogia Crítica. A Pedagogia Libertária, idealizada pelos anarquistas entendia que a educação seria o caminho ideal para se atingir uma sociedade mais justa, igualitária e solidária; apregoavam a educação integral do homem e a abolição de castigos e prêmios; portanto, as propostas educativas dos anarquistas centravam-se no ensino anti-autoritário, no ensino integral, na educação e na revolução. Os anarquistas acreditavam que a educação seria o pilar para as transformações sociais e emancipação das pessoas. A Teoria Crítica e os teóricos críticos pretendiam desenvolver nas classes dominadas o poder de transformar os abismos que assolavam a sociedade. A educação para tais teóricos tinha como escopo a reflexão, pois quando os dominados refletem sobre sua situação atual, se conscientizam que estão inseridos em uma sociedade onde imperam a exclusão, a injustiça e a opressão. Assim, dentre as aproximações e convergências existentes na Pedagogia Libertária e na Pedagogia Crítica destacou-se a busca pelo desenvolvimento de indivíduos conscientes e reflexivos sobre os males que assombram a sociedade e na busca de meios para que tais males sejam extinguidos

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jacob Ernesto Klein, Universidade Regional de Blumenau

Pós-doc. em Filosofia da Educação - Universidade de Campinas  

Luciano Ricardo Nascimento, Universidade Regional de Blumenau

Mestrando em Educação – Universidade Regional de Blumenau

Published

2012-07-01

How to Cite

Klein, J. E., & Nascimento, L. R. (2012). Uma reflexão sobre a pedagogia libertária e a pedagogia crítica. Cadernos Zygmunt Bauman, 2(3). Retrieved from https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/1571