DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ALTA TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA: um ensaio teórico a partir da obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman

Authors

Keywords:

Modernidade líquida, Formação de professores, Prática docente, Tecnologia digital e educação

Abstract

Neste artigo traça-se uma reflexão crítica sobre emancipação, individualidade, espaço e tempo, profissionalização e comunidade no contexto da formação e atuação docente. Aspectos teóricos e práticos que contribuem ou influenciam na construção da identidade docente em tempos de alta transição tecnológica são discutidos ao longo do texto. Como desfecho, aborda-se alguns dos impactos e desafios frente a tecnologia digital e sua aplicação em contextos sociais e educativos e apresenta-se uma tentativa de caracterização do espaço escolar frente a sua ressignificação, emergente às crescentes inovações tecnológicas e informacionais, na sociedade atual.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jaqueline Molon, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada e Mestre em Matemática. Professora do IFRS Campus Canoas e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Claudiomir Feustler Rodrigues de Siqueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Canoas e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado e Mestre em Ensino de Matemática. Professor do IFRS Campus Canoas e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PGIE/UFRGS)

Iris Cristina Datsch Toebe, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciada em Pedagogica. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sérgio Roberto Kieling Franco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Psicólogo, Mestre e Doutor em Educação (UFRGS). Professor Titular da Faculdade de Educação da UFRGS e professor dos programas de Pós-graduação em Educação e em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Orientador de doutorado.

References

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

BAUMAN, Zygmunt. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

BEHAR, Patricia Alejandra et al. Competências: conceito, elementos e recursos de suporte, mobilização e evolução. In: BEHAR, Patricia Alejandra. (Org.) Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013, p.20-41.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução nº2 de 2019. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file>. Acesso em: 25 mar. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.BR). Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras: TIC educação 2018. [livro eletrônico] / Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/216410120191105/tic_edu_2018_livro_eletronico.pdf Acesso em: 25 mar. 2020.

COLL, César; MAURI, Teresa; ONRUBIA, Javier. A incorporação das tecnologias da informação e comunicação na educação: Do projeto técnico-pedagógico às práticas de uso. In: COLL, César; MONEREO, Carles. (Orgs.) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

COLL, César; MONEREO, Carles. Educação e aprendizagem no século XXI: Novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, César; MONEREO, Carles. (Orgs.) Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Resenha Crítica. A Máquina das Crianças: repensando a escola na era da informática. Revista Brasileira de Informática na Educação. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, n.5, p.1-5, 1999.

DIAS, Paulo. Comunidades de educação e inovação na sociedade digital. Educação,

Formação & Tecnologias, Caparica, v.5, n.2, p.4-10, dez. 2012.

DINIZ, Ana Maria. Pokemón Go e a educação: preparem-se, muita coisa irá mudar. O Estado de São Paulo. São Paulo, 21 jul. 2016. Disponível em: <http://educacao.estadao.com.br/blogs/ana-maria-diniz/pokemon-go-e-educacao-preparemse-muita-coisa-vai-mudar/>. Acesso em 12 abr. 2018.

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizagens. 13. ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LEITE, Gisele. Modernidade líquida e incertezas sólidas. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 4948, 17 jan. 2017. Disponível em: <https://jus.com.br/artigos/55092>. Acesso em: 25 mar. 2020.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e tempo docente. Campinas, SP: Papirus, 2013.

LIGIA, Ana. Em qual era estamos vivendo: moderna ou contemporânea? Estudo Prático. Pernambuco, 03 out. 2016. Disponível em: <https://www.estudopratico.com .br/em-qual-era-estamos-vivendo-moderna-ou-contemporanea/>. Acesso em 03 mai. 2018.

PAPERT, Seymour. A Máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Trad. Sandra Costa. Porto Alegre: artes Médicas, 1994.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. I. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.

PRENSKY, Marc. The Role of Technology in teaching and the classroom. Educational Techmology, 2008. Disponível em: < http://www.marcprensky.com/writing/Prensky-The_Role_of_Technology-ET-11-12-08.pdf> Acesso em: 25 mar. 2020.

PRENSKY, Marc. Teaching digital natives. Partnering for real learning. Thousand Oaks, CA: Corwin Press, 2010.

SCHNEIDER, Daniele da Rocha. Prática dialógico-problematizadora dos tutores na UAB/UFSM: fluência tecnológica no Moodle. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012, 204 p.

SHAYO, Conrad et al. The virtual society: its driving forces, arrangements, practices and implications. In J. GACKENBACH (Ed.), Psychology and the Internet: intrapersonal, interpersonal, and transpersonal implications. 2ª ed. San Diego: Elsevier, 2007, p.187-220.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, maio/ago. 2000.

ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A cultura digital, o professor-criança e o aluno-adulto. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 25, n.59, p. 329-339, maio/ago, 2016

ZUIN, Vânia Gomes; ZUIN, Antonio Alvaro Soares. A formação no tempo e no espaço da internet das coisas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 37, n.136, p.757-773, jul/set, 2016.

Published

2020-09-01

How to Cite

Molon, J., Siqueira, C. F. R. de, Toebe, I. C. D., & Franco, S. R. K. (2020). DOCÊNCIA EM TEMPOS DE ALTA TRANSIÇÃO TECNOLÓGICA: um ensaio teórico a partir da obra Modernidade Líquida de Zygmunt Bauman. Cadernos Zygmunt Bauman, 10(23). Retrieved from https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/13658

Issue

Section

Perspectivas do Desenvolvimento Regional