A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO

Autores

  • Renato Nunes Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Luís Carlos Bittencourt Universidade Veiga de Almeida
  • Ediana Abreu Avelar Professor da UNISUAM e da Universidade Veiga de Almeida

Palavras-chave:

Marketing, Educação, Capitalismo, Cultura

Resumo

Este artigo se propõe a refletir sobre utilização das ferramentas de marketing na gestão das instituições superiores de ensino. Apresenta o marketing como parte fundamental do sistema liberal capitalista, embora tenha sido sistematizado apenas no final do Século XX. Demonstra que hoje a orientação para o mercado está presente na gestão das maiores universidades brasileiras, principalmente as privadas, e defende a prática de um marketing educacional pautado em geração de valores permanentes de responsabilidade social. 

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Biografia do Autor

Renato Nunes Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Dr. em Filosofia. Especialidades: Filosofia Grega Antiga, Espinosa, Schopenhauer, Nietzsche, Marx, teoria psicanalítica e temas relacionados a teoria da comunicação, comunicação corporativa, Moda e Consumo e crítica da cultura contemporânea através de Zygmunt Bauman, Gilles Lipovetsky, Ortega Y Gasset, Baudrillard, Michel Foucault, Pierre Lévy, Manuel Castells, dentre outros.

Luís Carlos Bittencourt, Universidade Veiga de Almeida

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ/Professor da Universidade Veiga de Almeida

Ediana Abreu Avelar, Professor da UNISUAM e da Universidade Veiga de Almeida

Doutoranda em Ciência Política pelo IUPERJ

Referências

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Publicado

2017-08-27

Como Citar

Bittencourt, R. N., Bittencourt, L. C., & Avelar, E. A. (2017). A INSERÇÃO DO MARKETING NA GESTÃO EDUCACIONAL E SEU ESTOFO POLÍTICO. Cadernos Zygmunt Bauman, 7(13). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/7098

Edição

Seção

Artigos