O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA

Autores

Palavras-chave:

Durkheim, Marx, educação, integração, alienação.

Resumo

Se a sociologia “positivista-funcionalista” de Durkheim, que implica o fundamento da objetivação do social e tende a se deter nas fronteiras que encerram os equilíbrios estruturais, as uniformidades culturais e as formas de coesão da sociedade política, categoriza a educação como fato social que, trazendo os pressupostos que envolvem a coercibilidade, a exterioridade e a generalidade, converge para estabelecer a integração dos sujeitos, a teoria de Marx, baseada no materialismo histórico e dialético, priorizando a instabilidade relativa corporificada pelas contradições do sistema, concebe o processo de ensino-aprendizagem como uma forma institucional que funciona para instaurar o consenso através da ideologia, resultando em uma formação que emerge como uma criação humana “reificada”, que consiste no antagonismo entre a essência social-objetiva da humanidade e a existência singular de cada indivíduo.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa, "Espaço Politikón Zôon – Educação, Arte e Cultura, Brasil"

- Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR/SP) e Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ);

- Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura.

 

- Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal, Quase Sagrado, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, Mito e Filosofia: Do Homo Poeticus, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil, e, entre outros, O Direito de Ser Homem, Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2016-12-07

Como Citar

Mariano da Rosa, L. C. (2016). O PROCESSO FORMATIVO-EDUCACIONAL ENTRE A INTEGRAÇÃO DURKHEIMIANA E A ALIENAÇÃO MARXIANA. Cadernos Zygmunt Bauman, 6(12). Recuperado de https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/view/5182