TEXTO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Resumo
Este artigo insere-se na linha de pesquisa que investiga a construção de sentidos em textos da esfera do discurso literário e visa dar subsídios a professores para um trabalho com textos literários em sala de aula. Com fundamentação teórica na semiótica de linha francesa (greimasiana), apresenta-se uma proposta metodológica visando à construção de sentido de textos a partir de três conceitos teóricos básicos: texto, enunciação e temas e figuras. Por texto, entende-se um todo de sentido organizado que estabelece comunicação entre sujeitos. A enunciação, sempre pressuposta pelo enunciado, se manifesta pela instalação da categoria de pessoa e de coordenadas espácio-temporais e constitui a sintaxe do discurso, o nível mais superficial e concreto do percurso gerativo do sentido como propõe a semiótica discursiva. Temas e figuras são elementos da semântica do discurso e são responsáveis pela coerência do texto. Esses conceitos são explicitados na análise do conto Diante da lei, de Franz Kafka, que representa o corpus deste artigo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.