LITERATURA E ETNICIDADE, ENSINO DE HISTÓRIA E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de assinalar contribuições da Literatura para um ensino de História em sintonia com a Educação das Relações Étnico-Raciais positivas. Tomando a literatura como fonte documental opta-se por uma metodologia que pontua, inicialmente, a relação História, Literatura e Ensino, seguido de uma discussão acerca da aproximação entre Ensino de História e a Educação para Relações Étnico-Raciais e por fim uma análise acerca do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis, com vistas a apontar possibilidade de seu(s) uso(s) por professores de história. A obra em questão representa recurso importante ao permitir, em sala de aula, o diálogo com outras linguagens e aconstrução de metodologias que venham abordar de forma problematizadora a relação do negro com a formação da sociedade brasileira no contexto do século XIX, e lançando luzes sobre problemáticas atuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Afluente: Revista Eletrônica de Letras e Linguística
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.