REPRESENTAÇÕES DE TEORIAS E MODELOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS NO CINEMA

Autores

  • Fábio Marques de Souza Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Palavras-chave:

Aprendizagem de línguas adicionais, Cinema, Albergue espanhol

Resumo

Este artigo apresenta considerações a respeito de como se aprende um  idioma. Essas reflexões são mediadas pelo cinema, considerado – conforme a perspectiva sociocultural– como artefato  cultural,  ferramenta  de  mediação  simbólica  potencializadora  do  desenvolvimento humano.  Ao  longo  do  texto,  discorremos  a  respeito  das  contribuições  da  sétima  arte  para  a compreensão e potencialização do processo de ensino-aprendizagem de  línguas adicionais, dos diversos  lugares  de  compreensão  do  processo  de  ensinar  e  aprender  línguas  e  analisamos questões como o perfil  intercultural, a prática da alteridade, a disposição à novas vivências e a pluralidade  linguística  representadas  no  filme  Albergue  Espanhol.  A  partir  desta  obra
cinematográfica, pudemos observar que a aprendizagem de uma  língua não se apresenta como algo estático, mas sim como um processo complexo e dinâmico que envolve variáveis múltiplas.
 
Palavras-chave: Aprendizagem de línguas adicionais. Cinema. Albergue espanhol.

Abstract

This article presents considerations about how to learn a language. These reflections are mediated by  cinema,  considered  –as  the  sociocultural perspective–  as  a  cultural  artifact,  a tool of potentiating symbolic mediation of human development. Throughout the text, we discuss
about the contributions of the seventh art for the understanding and enhancement of the teaching and learning process of additional languages, from different places of understanding the process of  teaching and  learning  languages, and we analyze  issues such as  the  intercultural profile,  the practice of otherness, the provision to new experiences and the linguistic plurality represented in the  film  L´auberge  Espagnole.  From  this  cinematographic  work,  we  could  observe  that  the
learning of  a  language  is not presented  as  something  static, but  rather  as  a  complex dynamic process that involves multiple variables.
 
Keywords: Additional languages learning. Cinema. L´auberge Espagnole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

SOUZA, Fábio Marques de.
REPRESENTAÇÕES DE TEORIAS E MODELOS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS NO CINEMA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 1, n. 1, 8 Jun 2016 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/4746. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Diversidade Cultural e Linguística