Correlação entre ortografia e percepção de consoantes oclusivas do português: o caso de alunos que têm o emakhuwa como L1

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441.v7n20.2022.24

Palavras-chave:

Percepção, Ortografia, Segunda língua, Língua materna.

Resumo

No presente artigo, com base no teste não paramétrico de Spearman, propusemo-nos a verificar as eventuais correlações entre conhecimento fonológico ao nível perceptual-auditivo e ortográfico no domínio de consoantes oclusivas. Partimos dos pressupostos de que os dados da escrita revelam conhecimento fonológico acerca do sistema linguístico (KATO, 1997; ABAURRE, 1991). Estão envolvidos no estudo 20 alunos moçambicanos que têm Emakhuwa como língua materna (L1) e Português como segunda língua (L2) e fazem parte do grupo experimental. Foi também criado outro grupo de controle de 20 alunos moçambicanos que têm o Português como L1. Para a coleta de dados de percepção da fala foi usado um teste para identificação de contrastes fonológicos do Português na posição de Onset silábico. Para a coleta de dados da escrita foi usado um ditado de imagens. Como resultado, verificou-se, ao nível da classe oclusiva, a falta de correlações entre percepção e ortografia no grupo experimental, assim como no grupo de controle. No interior da classe oclusiva foi observada uma correlação fraca a moderada no traço [+ voz] ao nível do grupo experimental e nenhuma correlação no grupo de controle. O estudo concluiu que o avanço da escolarização, provavelmente, tenha sido responsável pela falta de correlações entre ortografia e percepção, ao nível do grupo experimental, assim como no grupo de controle.

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Biografia do Autor

carlos Antonio zimba, Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Letras e Ciências Sociais Centro de Estudos Africanos

Doutorando da Universidade Eduardo Mondlane, Faculdade de Letras e Ciencias Sociais, Investigador do Centro de Estudos Africanos, e tem como areas de interesse a Linguistica e Aquisicao da escrita e esta afecto ao Departamento de Ciencias da Linguagem

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Publicado

2023-06-22

Como Citar

ZIMBA, Carlos Antonio; MIRANDA, Ana Ruth Moresco.
Correlação entre ortografia e percepção de consoantes oclusivas do português: o caso de alunos que têm o emakhuwa como L1
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 7, n. 21, p. 207–227, 22 Jun 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/17526. Acesso em: 24 dez 2024.