LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: análise dos posicionamentos enunciativos e discursivos em práticas letradas no curso de Pedagogia

Authors

  • Lillian Gonçalves de Melo IFNMG/Araçuaí

Keywords:

Letramento acadêmico. Formação docente. Posicionamentos enunciativos. Modalizações.

Abstract

Neste artigo analisa-se os mecanismos enunciativos e discursivos em práticas letradas realizadas no decorrer do processo de formação desenvolvido no curso de Licenciatura em Pedagogia, de uma faculdade particular de ensino.  Para isso, adota-se os preceitos teóricos dos estudos do Letramento Acadêmico a partir de uma perspectiva social, cultural e discursiva, em que  letramento é concebido como um processo constituído de práticas sociais e interativas, envolvendo o protagonismo de sujeitos em formação. A  esse viés relaciona-se os subsídios advindos da Análise do Discurso, dos estudos sobre Identidade  e  Currículo do ponto de vista multicultural. Para analisar os discursos utilizou-se os mecanismos enunciativos, com foco nas modalizações e agenciamento de vozes, investigou-se também os operadores discursivos ou enunciativos. Os discursos analisados apresentaram posicionamentos enunciativos diversos, que retratam a complexidade que envolve o letramento acadêmico nas instâncias de ensino. No decorrer das análises percebeu-se que os sujeitos discursivos estão imersos em práticas letradas diversas, os acadêmicos vivenciam um processo de formação profissional, com reflexões que discutem supostos modos ideais de exercício no decorrer da profissão, modos de ensinar, além do preceito humanizador que abarca os interdiscursos direcionados para a formação humana. Há, em diversos excertos, o agenciamento de vozes sociais, tanto nos discursos da docente quanto nas exposições realizadas pelos discentes que se utilizam dessa prática para modalizar vários posicionamentos enunciativos. 


Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Lillian Gonçalves de Melo, IFNMG/Araçuaí

Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG. Possui graduação em Letras Português pela Universidade Estadual de Montes Claros, e Graduação em Letras Espanhol pela Universidade Aberta do Brasil - UAB. Área de pesquisa Estudos da Linguagem e do Discurso, Formação de Professores, estudos do Léxico, Variação Linguística, Cultura, Identidade e Povos Indígenas. Atualmente é professora do IFNMG- Campus Araçuaí.

References

ASSIS, Juliana Alves. Eu sei mas não consigo colocar no papel aquilo que eu sei: representações sobre os textos acadêmico-científicos.In: RINCK, Fanny; BOCH, Francoise, ASSIS, Juliana Alves (ORG). Letramento e Formação Universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 423-454.

ASSIS, Juliana Alves. Representações Sociais e Letramento. In: KLEIMAN, Angela B; ASSIS, Juliana Alves. (Org.) Significados e Ressignificações do Letramento – desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p.63-88(Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

BAKHTIN, Mikhail; VOLOCHINOV, Valentin Nikolaevich. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2006.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. Tradução Anna Rachel Machado, Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 1999.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006.

DELCAMBRE, Isabelle; LAHANIER- REUTER, Dominique. Discurso de outrem e Letramentos Universitários. In: RINCK, Fanny; BOCH, Francoise, ASSIS, Juliana Alves (ORG). Letramento e Formação Universitária: formar para a escrita e pela escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2015. p. 423-454.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução de Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Fontes, 1987.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do Saber.Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2008.

KOCH, Ingedore Villaça. A argumentação pela linguagem. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

KLEIMAN, Angela B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.

LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira. Linguagem e Processos de Letramento: uma experiência formativa. In: KLEIMAN, Angela B; ASSIS, Juliana Alves. (Org.) Significados e Ressignificações do Letramento – desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p.89-110. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 7.ed. Campinas, SP: Pontes, 2007.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas (SP): Pontes, 1990.

STREET, Brian Vincent. Social literacies: critical approaches to literacy in development, ethnography and education. Harlow (England), London: Longman, 1995. Tradução Brasileira de Marcos Bagno. Letramentos sociais: Abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação, São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VIANNA, Carolina Assis et al. DO Letramento aos Letramentos: desafios na aproximação entre letramento acadêmico e letramento do professor. Inf: KLEIMAN, Angela B; ASSIS, Juliana Alves. (Org.) Significados e Ressignificações do Letramento – desdobramentos de uma perspectiva sociocultural sobre a escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2016. p. 27-62 (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

Published

2021-12-04

How to Cite

DE MELO, Lillian Gonçalves.
LETRAMENTO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO: análise dos posicionamentos enunciativos e discursivos em práticas letradas no curso de Pedagogia
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, p. 05–22, 4 Dec. 2021 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16727. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Estudos Linguísticos