Ethos discursivo e cena de enunciação na propaganda "Compromisso com a Floresta #ValepelaAmazônia"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441V7N21.2022.23

Palavras-chave:

Discurso, Ethos, Cenas de Enunciação, Vale S.A., Amazônia.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a propaganda “Compromisso com a floresta #ValePelaAmazônia”, veiculada em novembro de 2020 pela empresa multinacional Vale S.A., e que consiste em um vídeo de 1 minuto de duração. O foco da análise recai sobre o modo de enunciação e seus efeitos na produção de uma imagem para a instância enunciadora, isto é, na produção de um determinado ethos discursivo. Para isso, o trabalho se fundamenta na Análise do Discurso, mais especificamente, nas proposições teóricas e metodológicas de Dominique Maingueneau acerca das noções de ethos e cenas de enunciação, que são cruciais para que se compreenda o processo de legitimação do que é dito. A análise busca demonstrar como a imagem relativa à empresa, constituída na propaganda mencionada, apoia-se em um caráter positivamente valorizado, vinculado à proximidade afetiva, à preocupação com o outro e à proteção da biodiversidade.

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Biografia do Autor

Lucas Martins Gama Khalil, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Docente do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Marcia Regina de Souza Camanho, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Rondônia - UNIR

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Publicado

2023-04-11

Como Citar

KHALIL, Lucas Martins Gama; CAMANHO, Marcia Regina de Souza.
Ethos discursivo e cena de enunciação na propaganda &quot;Compromisso com a Floresta #ValepelaAmazônia&quot;
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 7, n. 21, p. 183–203, 11 Abr 2023 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/16681. Acesso em: 24 dez 2024.