PARA UMA TEORIA LITERÁRIA DO CONHECIMENTO

reflexões sobre o fazer literário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.4

Palavras-chave:

Literatura, Teoria, Crítica, Conhecimento.

Resumo

A ideia de que a literatura pode ser também uma experiência de conhecimento para o leitor é uma ideia já consolidada, contudo, carece de uma teorização específica acerca dessa possibilidade. Por isso, este artigo tem como objetivo a reflexão sobre o potencial epistemológico do fenômeno literário, sua sistematização em apontamentos teóricos, bem como a reflexão sobre o potencial desses apontamentos como uma base teórico-literária para uma possível teoria literária do conhecimento. Para isso, o texto discute algumas noções que giram em torno de tal discussão, a saber, as noções de função, intenção, sentido, consciência, crítica e vetor. Conclui que tais noções são de fundamental importância para um autor que almeja ofertar ao leitor um conhecimento crítico da realidade social através da literatura.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Alex Souza, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Graduado em Letras/Literatura pela FFP-UERJ, Especialista em Estudos Literários pela FFP-UERJ, Mestre em Letras pela UFF e Doutorando em Literatura Comparada pela UFF. Professor do ensino básico da rede pública do RJ.

Maria Elizabeth Chaves de Mello, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Realizou pós-doutorado na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris, em 2008, defendeu mestrado (1986) e doutorado(1993) em Letras na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi professora de língua e literatura francesa na PUC-RIO (1988 a 1992) e de literatura brasileira na Université du Québec à Montréal, em 2002. Atualmente é professora titular, na pós-graduação em Estudos de Literatura, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e pesquisadora PQ1D, do CNPQ. Foi cientista do nosso estado da FAPERJ desde janeiro de 2012 até jalneiro de 2018. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Literaturas Estrangeiras Modernas, principalmente nos seguintes temas: critica literária, literatura e historia, cruzamento de olhares França/Brasil, olhares sobre o Brasil, o Brasil no olhar de Machado de Assis, o Brasil no olhar de viajantes, tradução e construção de antologias. Orienta mestrado, doutorado, pós-doutorado. Em 2001, foi condecorada pelo governo francês com a medalha de Chevalier des Palmes Académiques. Coordena, desde 2011, o convênio entre a UFF e a Université de Paris 3, Sorbonne Nouvelle, onde é membro associado do CREPAL (Centre de Recherches sur les Pays Lusophones). Coordena também o convênio com a Université de Pau et des Pays de l´Adour.

Referências

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. In.: Remate de Males. Campinas: 2012. p. 81-90. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/remate/article/view/8635992/3701>. Acesso em: 06 set. 2019.

COMPAGNON, Antoine. O demônio da teoria: literatura e senso comum. Tradução de Cleonice Paes Barreto Mourão, Consuelo Fortes Santiago. 2ª ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

EAGLETON, Terry. Depois da teoria: um olhar sobre os Estudos Culturais e o pós-modernismo. Tradução de Maria Lúcia Oliveira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

ECO, Umberto. Sobre a literatura. Tradução de Eliana Aguiar. 2 ed. Rio de Janeiro, São Paulo: Editora Record, 2003.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio Século XXI Escolar: O minidicionário da língua portuguesa. Coord. de ed., Margarida dos Anjos, Marina Baird Ferreira; lexicografia, Margarida dos Anjos... [et al.]. 4. ed. rev. ampliada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Tradução do original alemão: Luciana Villas-Boas Castelo-Branco. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999.

LUCAS, Fábio. Vanguarda, História e Ideologia da Literatura. São Paulo: Ícone Editora, 1985.

LUKÁCS, Gyorgy. Marxismo e teoria da literatura. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2010.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Downloads

Publicado

2022-02-28

Como Citar

Souza, P. A., & Mello, M. E. C. de. (2022). PARA UMA TEORIA LITERÁRIA DO CONHECIMENTO: reflexões sobre o fazer literário. Afluente: Revista De Letras E Linguística, 63–84. https://doi.org/10.18764/2525-3441v7n20.2022.4

Edição

Seção

Estudos Literários