A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM JAMES JOYCE E RONALDO CORREIA DE BRITO

Autores

  • Giovane Alves de Souza Universidade Estadual da Paraíba
  • Maria Simone Marinho Nogueira Universidade Estadual da Paraíba

Palavras-chave:

Feminino, Regionalismo, Sistema Patriarcal.

Resumo

Propomo-nos, neste trabalho, a analisar a maneira como o sistema patriarcal interfere nas escolhas das protagonistas dos contos Eveline, de James Joyce, e Cícera Candóia, de Ronaldo Correia de Brito, posto que ambas as narrativas dão enfoque a aspectos particulares da vivência feminina em situações de opressão. Inicialmente, focamos em aspectos gerais do movimento regionalista, visto que os contos em análise fazem, em maior ou menor grau, parte de obras com traços regionalistas; posteriormente, refletiremos sobre a posição da mulher na sociedade e como isso é representado nas narrativas em questão; e, por fim, faremos um estudo da representação do feminino nos contos. Nosso referencial teórico-metodológico é Butler (2016), Wollstonecraft (2016), e Chiapinni (1994).

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Biografia do Autor

Giovane Alves de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) - Conceito CAPES 4. Graduado em Letras (habilitação em língua inglesa) pela mesma instituição.

Maria Simone Marinho Nogueira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI) da Universidade Estadual da
Paraíba (UEPB). Professora Associada do Departamento de Filosofia (UEPB).

Referências

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

DE SOUZA, Giovane Alves; MARINHO NOGUEIRA, Maria Simone.
A REPRESENTAÇÃO DO FEMININO EM JAMES JOYCE E RONALDO CORREIA DE BRITO
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 16, p. 05–22, 1 Dez 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/14254. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Estudos Literários