NÍVEL SILÁBICO DA CONSCIENTIZAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA EM ATIVIDADES DE PRONÚNCIA

Autores

  • Lais Karina Buchener Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Luciane Trennephol da Costa Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Palavras-chave:

Consciência Linguística, Ensino da Pronúncia, Material Didático

Resumo

Este estudo possui como objetivo contribuir com os estudos relacionados à consciência fonética-fonológica, um dos aspectos da conscientização linguística, especificamente direcionado à aprendizagem de uma língua estrangeira, no caso, a língua inglesa em situação formal de aprendizado. Segundo Alves (2012a), Aquino (2010), Moojen et all. (2013) e Zimmer e Alves (2007) existem diferentes níveis de complexidade que levam à consciência fonológica a se desenvolver em um continuum; definidos na literatura da área como silábico, intrassilábico e fonêmico. Discutimos e ilustramos, especificamente, o nível silábico em atividades relacionadas ao ensino da pronúncia contidas nas coleções de livros didáticos Alive High da Editoração SM e Learn and Share in English da editora Ática. Como resultado obtido após o exame dos materiais de ensino, discorremos que ambas as coleções, destinadas ao ensino de língua inglesa em escolas públicas, investem em diversas e oportunas possibilidades de desenvolver aprendizes conscientes fonética e fonologicamente acerca dos aspectos orais do novo idioma. Nossa análise ilustra as possibilidades de trabalho para o desenvolvimento da conscientização linguística no nível silábico e sua pertinência para o aprendizado de uma língua estrangeira.

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Biografia do Autor

Lais Karina Buchener, Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO

Graduada em Letras-Inglês pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO) e mestre em Interface entre língua e literatura pelo Programa de Pós Graduação em Letras (UNICENTRO).

Luciane Trennephol da Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Doutora em letras com ênfase na área de Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Paraná (2011) , mestre em Letras com ênfase em Teoria e Análise Linguística (2006) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e licenciada em Letras - Português e Literaturas de Língua Portuguesa (2003) pela mesma universidade. É professora Adjunta C na Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO, lecionando no curso de Letras Português e no programa de Pós- Graduação em Letras. É docente vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa- UEPG

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

BUCHENER, Lais Karina; COSTA, Luciane Trennephol da.
NÍVEL SILÁBICO DA CONSCIENTIZAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA EM ATIVIDADES DE PRONÚNCIA
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 5, n. 15, p. 283–306, 16 Jun 2020 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/13840. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos