UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES

Autores

  • Dirlenvalder do Nascimento Loyolla Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Palavras-chave:

Lima Barreto. Orson Welles. Edward Said. Representações do intelectual. Exílio metafísico.

Resumo

O ensaio propõe uma análise comparativa entre o escritor brasileiro Lima Barreto (1881-1922) e o cineasta norte-americano Orson Welles (1915-1985) quanto à noção do exílio metafísico que é proposta por Said (2005). O objetivo do trabalho é analisar o caráter dissonante das posturas tanto de Barreto quanto de Welles quando do lançamento de suas primeiras obras de impacto em seus respectivos campos de trabalho, a saber, o romance Recordações do escrivão Isaías Caminha (1909) e o filme Cidadão Kane [Citizen Kane] (1941). De certo modo, tanto o romancista quanto o diretor de cinema, ao lançarem as obras supracitadas, atacaram figuras públicas extremamente poderosas de seu tempo, como o jornalista Edmundo Bittencourt, dono do jornal Correio da Manhã, no caso de Lima Barreto, e o jornalista e magnata das telecomunicações William Randolph Hearst, no caso de Orson Welles. A partir das concepções de Edward Said (2005) acerca do conceito de exílio metafísico e amadorismo, discute-se, portanto, o caráter “suicida” tanto de Barreto quanto de Welles ao buscarem afirmar sua natureza de intelectuais combativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirlenvalder do Nascimento Loyolla, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutor em Literatura e Práticas Sociais. Professor da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).

Referências

BARBOSA, Francisco de Assis. A vida de Lima Barreto. 9. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

BARRETO, Lima. Toda crônica. Apresentação e notas de Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: Agir, 2004, v. 1.

BARRETO, Lima. Toda crônica. Apresentação e notas de Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: Agir, 2004, v. 2.

BRANCO, Neyde Figueira. Representações da arte e do trabalho em Verdades e Mentiras, de Orson Welles. São Paulo: USP, 2018. (Tese de Doutorado)

CANDIDO, Antonio; CASTELLO, J. A. (Orgs.) Presença da literatura brasileira. Do Romantismo ao Simbolismo. 6. ed. São Paulo: DIFEL, 1976.

CUNHA, Valdeci da Silva; VAZ, Matheus Machado. F de falar de si: notas sobre a produção cinematográfica de Orson Welles. Cordis. História e Cinema. São Paulo, n. 15, jul/dez. 2015, p. 155-174.

MOLINA, Matías M. O outro Cidadão Kane. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/armazem-literario/o-outro-cidadao-kane/>. Acesso em: 08 out. 2019.

ROSENTHAL, David Alejando. The Citizen Kane: William Randolph Hearst e Charles Foster Kane. Disponível em: <https://www.urosario.edu.co/Revista-Nova-Et-Vetera/Cultura/El-Ciudadano-Kane-William-Randolph-Hearst-Charl/>. Acesso em: 08 out. 2019.

SAID, Edward. Representações do intelectual. As conferências Reith de 1993. Trad.: Milton Hatoum. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

SCHWARCZ, Lilia. Lima Barreto: triste visionário. São Paulo: Companhia das Letras, 2017

SEVCENKO, Nicolau. Literatura como missão: tensões sociais e criação cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense, 1983.

STAM, Robert. A literatura através do cinema: realismo, magia e arte da adaptação. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

THOMSON, David. Orson Welles: the most glorious film failure of them all. Disponível em: <https://www.theguardian.com/film/2009/oct/22/orson-welles-citizen-kane>. Acesso em: 08 out. 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-18

Como Citar

LOYOLLA, Dirlenvalder do Nascimento.
UM OLHAR SOBRE O EXÍLIO INTELECTUAL E O AMADORISMO EM LIMA BARRETO E ORSON WELLES
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 214–229, 18 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12520. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Ensaio