AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA: O ESTADO DA ARTE DA LIBRAS

Autores

  • Lidia da Silva

Resumo

RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma síntese dos produtos acadêmicos que se acomodam no campo aquisição de segunda língua (ASL) e que tratam da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para tanto, faz um recorte temporal dos anos de 2008 até 2018, sumariza o quantitativo de produções, e apresenta brevemente o conteúdo das obras que estão disponibilizadas em catálogos virtuais. Na parte que aborda a expressão quantitativa, organiza as produções levando em conta o ano e os gêneros acadêmicos, bem como a distribuição de temas que são debatidos no campo da ASL em estudos envolvendo a Libras. Constata, enfim, que em 2016 e em 2018 houve o maior número de publicações, e essas tratam sobre políticas linguísticas. Na seção seguinte, os trabalhos estão sintetizados e são apresentados em cinco principais categorias, a saber: políticas linguísticas, a prática pedagógica para o ensino de Libras como segunda língua (L2), a aprendizagem da Libras como L2, a presença da Libras no cenário da educação básica e o professor de Libras como L2.

Palavras-chave: Aquisição de Segunda Língua; Libras; Estado da Arte.

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Publicado

2019-12-18

Como Citar

SILVA, Lidia da.
AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA: O ESTADO DA ARTE DA LIBRAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 13, p. 97–129, 18 Dez 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/12481. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos