Terminodidática e desenvolvimento da compreensão leitora por meio do estudo das terminologias em artigos de divulgação científica

Autores

  • Lígia Fabiana de Souza Silva Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Terminologia, Ensino do Léxico, Textos de Divulgação Científica

Resumo

 

Resumo: Este artigo pretende analisar de que maneira o ensino sistematizado do léxico, especialmente dos conhecimentos acerca de Terminologia, auxilia significativamente no desenvolvimento da competência leitora de estudantes do Ensino Fundamental. O termo terminodidática, utilizado por BARBOSA (2009), refere-se justamente ao ensino de Terminologia e suas implicações no domínio discursivo dos usuários da língua. Neste trabalho, realizamos uma avaliação diagnóstica por meio da aplicação de um exercício de leitura de um artigo de divulgação científica e questões de compreensão extraídos do material didático elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo em 2018 (denominado Caderno da Cidade) e utilizado por alunos do 7º ano dessa rede de ensino. A partir das teorias postuladas por BARBOSA (1999; 2009), CIAPUSCIO (2014) e SEIDE (2012), observaremos de que maneira o texto especializado e a terminologia que o constitui são explorados em tais exercícios e compreendidos pelos alunos.

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

DE SOUZA SILVA, Lígia Fabiana.
Terminodidática e desenvolvimento da compreensão leitora por meio do estudo das terminologias em artigos de divulgação científica
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 25–41, 26 Set 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11339. Acesso em: 24 dez 2024.

Edição

Seção

SEÇÃO TEMÁTICA: ESTUDOS DO LÉXICO – PERSPECTIVAS