UMA ANÁLISE CRÍTICA DA COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DO GÊNERO INFOGRÁFICO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM

Autores

Palavras-chave:

Infográfico, Letramento Visual Crítico, Multimodalidade.

Resumo

Este artigo pauta-se em uma abordagem investigativa de cunho interpretativo-qualitativa, para analisar os aspectos de multimodalidade em um corpus de infográficos, extraídos de propostas de redação do Enem (2013-2016), posto que os leitores tiveram que acionar algumas estratégias de recontextualização discursiva para a compreensão dos significados dos textos multimodais das propostas. Entende-se, a princípio, o letramento visual crítico (LVC) como um conjunto de ações retóricas, resultado de um cabedal de habilidades que ajudam o indivíduo identificar, interpretar, analisar, utilizar e criar imagens e mídias visuais como artefatos culturais, situados sócio-historicamente que constroem sentidos. Baseamo-nos teórico-metodologicamente na Análise do Discurso Crítica (ADC), de Fairclough (2001) e na Semiótica social, trabalhada por Kress & van Leeuwen (2006 [1996]), sobretudo, na Gramática do Design Visual (GDV), com base em sua metafunção composicional, categorizando os aspectos da sintaxe visual/multimodal nos infográficos elencados neste estudo. Considerou-se, portanto, que os textos multimodais estão cada vez mais presentes na estrutura composicional das propostas de redação no Enem e em atividades com a leitura e a escrita multimodais, por serem eficazes na construção de significados sociais.

 

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Biografia do Autor

Francisco Jeimes de Oliveira Paiva, Universidade Estadual do Ceará Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestre pelo Programa de Mestrado Acadêmico Interdisciplinar em História e Letras na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), campus da Universidade Estadual do Ceará (2017-2019). Especialista em Ensino de LÍNGUA PORTUGUESA e LITERATURAS e ADMINISTRAÇÃO de RECURSOS HUMANOS e GESTÃO de PESSOAS pela FTDR/CE. Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Cândido Mendes/UCAM (2017). GRADUADO em LETRAS (Língua Portuguesa e Literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Atualmente é PROFESSOR Efetivo de Língua Portuguesa/Literaturas da Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará. Professor Coordenador da Área de Linguagens (PCA, 2016 a 2017) da Escola Estadual: EEFM Egídia Cavalcante Chagas. Foi Professor SUPERVISOR do PIBID da Universidade Estadual do Ceará-UECE/CAPES/MEC (2012/2013). É Revisor/Editor com Certificate for Reviewing Papers pela International Journal of Linguistics and Education (IJLE/SciencePG). É Revisor ad hoc da REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR - RECEI (do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - PosEnsino, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É Revisor ad hoc da REVISTA ENTRELACES, do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC. É Revisor ad hoc da Revista Interfaces da Educação, editada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É Revisor ad hoc da Revista Discurso em Cena ( do Grupo de Estudos e Pesquisa em Linguagem e Análise de Discurso (GEPLAD) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília). É Revisor ad hoc da Revista Ininga/Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI). É Revisor ad hoc da Revista Desempenho (editada e gerida pelos discentes do Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UnB). É Revisor ad hoc da Revista EDUCAÇÃO EM FOCO. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Minas Gerais/UEMG). Revisor ad hoc da Revista Docência do Ensino Superior é um periódico científico editado pelo GIZ - Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É Revisor ad hoc da Revista Primeira Escrita - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/CPAQ - Curso de Letras. É Revisor ad hoc da Revista Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS. É Revisor ad hoc da Revista Reflexão e Ação do do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. É membro do Conselho Consultivo da Revista Form@re/Parfor/UFPI. Fundador e coordenador do Laboratório de Práticas de Letramentos, Multimodalidade e Produção de Materiais Didáticos Digitais (LABLENDI, 2016). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-0073-5632

Ana Maria Pereira Lima, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestra em Linguística, pela Universidade Federal do Ceará. Professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará. Atua na área de Linguística e Formação de Professores. Coordenou o projeto ?Leitura e escrita na produção do conhecimento linguístico e literário?, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID; coordena o Grupo de Estudos "Práticas de Letramento, Gêneros Textuais, Tecnologias e Formação Tecnológica do Professor" (PRAGENTEFORTE); atua na coordenação de projeto de iniciação científica "Práticas escolares para o desenvolvimento do letramento digital dos alunos e formação tecnológica dos professores das escolas de ensino médio de Limoeiro do Norte" e "Análise de imagens no livro didático: gramática do design visual para o desenvolvimento de multiletramentos". Os temas mais frequentes na produção científica são: letramento, letramento digital, multiletramentos, novas tecnologias e formação tecnológica do professor. Professora categoria permanente do Mestrado Interdisciplinar em História e Letras - MIHL, na UECE e do PROFLETRAS/UECE. Pós-doutora pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte PPGL/CAMEAM/UERN, bolsista PNPD/CAPES, com o projeto - Composição verbo-imagética de textos relativos ao discurso de resistência e de enfrentamento no contexto recente brasileiro em circulação no Facebook.

 

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Publicado

2019-09-26

Como Citar

DE OLIVEIRA PAIVA, Francisco Jeimes; PEREIRA LIMA, Ana Maria.
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA COMPOSIÇÃO MULTIMODAL DO GÊNERO INFOGRÁFICO EM PROPOSTAS DE REDAÇÃO DO ENEM
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 4, n. 12, p. 191–214, 26 Set 2019 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/11160. Acesso em: 24 dez 2024.

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Seção Livre