O IDIOMA PORTUGUÊS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA ARGENTINA: MODALIDADES E TENDÊNCIAS

Autores

  • Thalita Camargo Angelucci
  • María Isabel Pozzo

Resumo

O sistema público argentino de educação superior está composto por 59 universidades. Nestas, a língua portuguesa é inserida desde distintas modalidades. Como precedente da preocupação com políticas linguísticas na região, é de reconhecida importância a assinatura do Tratado de Assunção (1991). Mais recentemente, a Lei argentina nº 26.468 (2009) tornou obrigatória a oferta do português no ensino médio, incidindo sobre a demanda de professores. Neste contexto, o objetivo do presente trabalho é mapear as ações na área de políticas linguísticas relacionadas à promoção do português nas universidades públicas argentinas, observando modalidades e tendências. Para tal, realizamos uma revisão bibliográfica e documental (leis, estatutos universitários, planos de estudos etc.), cotejada com informações da Secretaria Nacional de Políticas Universitárias. Concluímos que o plano de integração regional dos anos de 1990 influenciou a inserção do português como língua estrangeira nas universidades argentinas. Atualmente, observamos um estancamento nas políticas linguísticas da área.

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

ANGELUCCI, Thalita Camargo; POZZO, María Isabel.
O IDIOMA PORTUGUÊS NA UNIVERSIDADE PÚBLICA ARGENTINA: MODALIDADES E TENDÊNCIAS
. Afluente: Revista de Letras e Linguística, v. 3, n. 9, p. 8–27, 30 Dez 2018 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/afluente/article/view/10455. Acesso em: 22 dez 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Ensino-Aprendizagem de Línguas Adicionais