FERRAMENTAS DIGITAIS COMO MEIO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SURDOS

Auteurs-es

  • Guilherme Willisgnton Tavares Pereira
  • Cristiane Dias Martins da Costa

Mots-clés :

Educação Inclusiva, Saúde para Surdo, Tecnologia da Informação

Résumé

A educação inclusiva tem sido tema recorrente nas discussões, tanto nos segmentos educacionais quanto nos sociais. Entretanto, o surdo como parte integrante da sociedade, em alguns aspectos vê-se segregado, como nos métodos de divulgação de conceitos e termos da Educação em Saúde. Considerando o cenário epistemológico da Pandemia em decorrência da infecção humana pelo Novo Coronavírus (COVID-19) em 2020, objetivou-se analisar vídeos com conteúdo que abrangessem a temática educação em saúde com possibilidades de utilização pelos surdos. Para isso foi utilizado o instrumento de Gomes (2008) que trabalha com diferentes categorias para a análise de vídeos na divulgação científica, utilizando o Portal Aberto Youtube como meio de busca dos vídeos. Através da categorização foi possível perceber que dos dez vídeos analisados seis vídeos possuíam característica inclusiva, seja está por meio de sinalização realizada por pessoa surda ou presença de ouvinte sinalizando em Libras, presencialmente ou por meio de tela de interpretação, enquanto os demais eram direcionados aos ouvintes. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-21

Comment citer

Pereira, G. W. T., & Costa, C. D. M. da. (2021). FERRAMENTAS DIGITAIS COMO MEIO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA SURDOS. Terra De Pretos: Revista Multidisciplinar, 1(2), 73–87. Consulté à l’adresse http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/17086

Numéro

Rubrique

Artigos