O CONTEÚDO CATÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018/2020 E SUAS RELAÇÕES COM AS ORIENTAÇÕES CTSA

Autores

  • Francisco José Correia
  • Leonardo Baltazar Cantanhede
  • Severina Coelho da Silva Cantanhede

Palavras-chave:

CTSA, Livro Didático, Ensino de Química, Catálise

Resumo

As orientações Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), na Educação Básica, tornaram-se uma necessidade no meio acadêmico, devido ao avanço do conhecimento científico e ao desenvolvimento de tecnologias com impacto direto no cotidiano da humanidade. Essa necessidade, possibilitou o desenvolvimento de materiais didáticos, direcionados às orientações CTSA, dentre eles, o Livro Didático, importante ferramenta de apoio ao processo ensino e aprendizagem, além de material indispensável para o aluno. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar, nos seis Livros Didáticos de Química do 2º ano do Ensino Médio, disponibilizados às instituições públicas de ensino pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o triênio 2018/2020, a presença das orientações CTSA na abordagem do tema catálise, fundamental para a promoção de discussões a respeito de Economia e Química Verde. O percurso metodológico para análise dos livros didáticos, foi adaptado de Cantanhede (2012), que utilizou 13 descritores como ferramentas para identificar a presença das orientações CTSA em textos de divulgação científica. Os resultados mostram que o livro didático Química Cidadã, de Santos e Mol (2016), apresentou 77% de abordagens satisfatórias à presença de orientações CTSA. Entre os descritores utilizados, destacou-se a abordagem da tecnologia como fator para a melhoria da condição de vida, presente em todos os livros analisados e, citando os catalisadores automotivos, que aceleram a conversão de gases poluentes, em gases inertes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-21

Como Citar

Correia, F. J., Cantanhede, L. B., & Cantanhede, S. C. da S. (2021). O CONTEÚDO CATÁLISE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA DO PNLD 2018/2020 E SUAS RELAÇÕES COM AS ORIENTAÇÕES CTSA. Terra De Pretos: Revista Multidisciplinar, 1(2), 132–156. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/terradepretos/article/view/17089

Edição

Seção

Artigos