Análise de experiências realizadas por estudantes em curso de licenciatura como espaço para desenvolvimento de saberes na era das tecnologias digitais

Autori

  • SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES Universidade Estadual do Maranhão
  • KALLYNE KAFURI ALVES Faculdade de Música do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.6

Parole chiave:

Metodologias de ensino, Recursos digitais, Tecnologias aplicadas à educação, Formação de professores, Multiletramentos

Abstract

Apresenta ações realizadas em curso de  licenciatura situado em uma universidade estadual nordestina e em grupo de estudos vinculado à graduação e pós-graduação em educação. Analisa a relação entre teoria e prática, a partir dos conceitos de cultura digital e de letramento, mídias e multiletramentos com foco na utilização de tecnologias educacionais na formação de professores. Utiliza metodologia expost facto e análise documental dos produtos confeccionados por estudantes, com vistas a identificar potencialidades educativas no uso da tecnologia na educação básica. Analisa que tais experiências são relevantes para a formação, sendo o protagonismo, a autonomia e a participação de estudantes saberes necessários no processo criativo e educativo.  Conclui que as experiências digitais são ações necessária na licenciatura, pois ressoam na imersão de diferentes pessoas na era digital.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora em Multimédia em Educação (Universidade de Aveiro – PT). Professora Adjunto II do Departamento de Educação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). São Luís-MA, Brasil.

KALLYNE KAFURI ALVES, Faculdade de Música do Espírito Santo

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013). Professora Titular na Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Vitória-ES, Brasil.

Riferimenti bibliografici

BARRA, Marlene. Infância e internet: interacções na rede. Azeitão: Autonomia 27, 2004.

BONILLA, Maria Helena Silveira; ASSIS, Alessandra. Tecnologias e novas educações. Revista da FAEEBA, educação e contemporaneidade, Salvador, v. 14, n. 23, p. 15-25, jan./jun. 2005. Disponível em: http://www.revistadafaeeba.uneb.br/anteriores/numero23.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

COSCARELLI, Carla Viana; RIBEIRO, Ana E. Letramento Digital. In: FRADE, Isabel C. A. S.; VAL, Maria G. C.; BREGUNCI, Maria G. C. (org.). Glossário CEALE* Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE, Faculdade de Educação da UFMG, 2014. p. 20-32.

COSCARELLI, Carla Viana; KERSCH, Dorotea Frank; CANI, Josiane Brunetti. Textos multimodais como objetos de ensino: reflexões em propostas didáticas. In: KERSCH, Dorotea Frank; COSCARELLI, Carla Viana; CANI, Josiane Brunetti (org.). Multiletramentos e multimodalidade: ações pedagógicas aplicadas à linguagem. Campinas: Pontes Editores, 2016. p. 15-48.

FERREIRA, Giselle Martins dos Santos. Educação e Tecnologia: abordagens críticas. Rio de Janeiro: SESES, 2017. Disponível em: https://ticpe.files.wordpress.com/2017/04/ebook-ticpe-2017.pdf. Acesso em: 11 nov. 2020.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. (C. I. da Costa, Trad.). São Paulo: Ed. 34, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2004.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane (org.). Escola Conectada. Os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Editora Parábola, 2013. (Série Editora Estratégias de Ensino).

SANTOS, Edméa. Diário online: dispositivo multirreferencial de pesquisa-formação na cibercultura. Santo Tirso: Whitebooks, 2014.

Pubblicato

2023-08-10

Come citare

RODRIGUES, S. F. N. ., & ALVES, K. K. . (2023). Análise de experiências realizadas por estudantes em curso de licenciatura como espaço para desenvolvimento de saberes na era das tecnologias digitais. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 81–100. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v9n1.2023.6

Fascicolo

Sezione

Artigos