FEMINISMO, INFORMAÇÃO E GÊNERO: breves notas sobre a representação da mulher brasileira na mídia contemporânea

Autori

  • JEANE CARLA OLIVEIRA DE MELO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFMA - Campus Alcântara.

Abstract

O presente artigo objetiva promover uma discussão crítica acerca da cultura da mídia por meio da análise de campanhas publicitárias dirigidas às mulheres brasileiras. Selecionadas entre os anos de 2006 a 2015, busca-se perceber quais representações e padrões determinados segmentos da publicidade reproduzem ao reforçar estereótipos de gênero. Propõe-se pensar caminhos para combater, criticar e desconstruir o machismo e sexismo presente na cultura da mídia brasileira contemporânea.

Palavras-chave: Feminismo. Publicidade. Gênero. Cultura da Mídia.

 

FEMINISM, INFORMATION AND GENDER: brief notes on the representation of Brazilian women in contemporary media

ABSTRACT:

This article aims to promote a critical discussion about the culture of the media through the analysis of advertising campaigns directed at Brazilian women. Selected between the years 2006 and 2015, we seek to understand which representations and patterns certain segments of advertising reproduce by reinforcing gender stereotypes. It is proposed to think of ways to combat, criticize and deconstruct the sexism present in contemporary Brazilian media culture.

Keywords: Feminism. Publicity. Gender. Media Culture.


[1] Artigo submetido para avaliação em 29/08/2019 e aprovado em 10/10/2019.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

JEANE CARLA OLIVEIRA DE MELO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –IFMA - Campus Alcântara.

Doutoranda em História pelo Programa de Pós-Graduação de História da UFMG.

Professora de História do Instituto Federal de Educação,

Ciência e Tecnologia –IFMA - Campus Alcântara.

 

Pubblicato

2019-12-18

Come citare

OLIVEIRA DE MELO, J. C. (2019). FEMINISMO, INFORMAÇÃO E GÊNERO: breves notas sobre a representação da mulher brasileira na mídia contemporânea. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(2), 337–355. Recuperato da http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13021

Fascicolo

Sezione

Área Livre