Entre fronteiras: a personagem feminina em “Good Country People”, de Flannery O’Connor

Autori

  • Débora Ballielo Barcala Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Parole chiave:

Flannery O’Connor. Grotesco. Personagem feminina. Literatura de autoria feminina.

Abstract

O presente trabalho pretende apresentar uma análise do conto “Good Country People”, de Flannery
O’Connor. Neste conto, narra-se a história de Hulga/Joy, uma mulher na casa dos trinta anos que tem
uma doença cardíaca grave e uma perna prostética, já que a sua fora amputada num acidente. Em certa
altura da narrativa, Hulga se envolve com Manley Pointer, um trapaceiro que representa a cultura
patriarcal e o mito do “pioneiro na fronteira”, (um colonizador que subjuga a natureza). Com base nos
trabalhos de Harvid (1993), Russo (2000) e Yaeger (2000), este artigo propõe, portanto, uma leitura
do conto como uma crítica minuciosamente construída, por meio das imagens e personagens grotescas
e da ironia do narrador, aos papeis de gênero e à sociedade patriarcal, além de uma discussão
sobre as possibilidades feministas na obra de O’Connor, muitas vezes desconsideradas pela crítica.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Débora Ballielo Barcala, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

A autora é doutoranda em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e bolsista
de doutorado da Fapesp. Mestra em Letras pela Unesp/Assis com período sanduíche na Georgia
College and State University (EUA). Graduada em Letras também pela Unesp/Assis. Foi bolsista
Fapesp de iniciação científica e mestrado.

Riferimenti bibliografici

BABINEC, Lisa. Cyclical Patterns of Domination and Manipulation in Flannery O’Connor’s Mother-

Daughter Relationships. Flannery O’Connor Bulletin, v. 19, 1990, p. 9-29.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François

Rabelais. Trad: Yara Frateschi Vieira. 8ª ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

CARUSO, Teresa (org.). On the subject of the feminist business: re-reading Flannery O‟Connor.

New York: Peter Lang, 2004.

CASH, Jean W. Flannery O’Connor: A Life. Knoxville: University of Tennessee Press, 2002.

Di RENZO, Antony. American Gargoyles: Flannery O’Connor and the Medieval Grotesque. Carbondale

and Edwardsville: Southern Illinois University Press, 1993.

GENTRY, Marshall Bruce. Flannery O’Connor’s religion of the grotesque. Jackson and London:

University Press of Mississippi, 1986.

GILBERT, Sandra M.; GUBAR, Susan. The Madwoman in the Attic: The Woman Writer and the

Nineteenth Century Literary Imagination. 2ª ed. New Haven and London: Yale University Press, 2000.

GORDON, Sarah. The Obedient Imagination. Athens, Georgia: University of Georgia Press, 2003.

HARVID, David. The saving rape: Flannery O’Connor and patriarchal religion. The Mississippi

Quarterly. 47.1, Winter 1993, p. 15. Disponível em: http://www.missq.msstate.edu/ Acesso em: 23 de

abril de 2015

HENDIN, Josephine. The World of Flannery O’Connor. Bloomington/London: Indiana University

Press, 1970.

O’CONNOR, Flannery. Gente boa da roça. In: ______. Contos completos: Flannery O’Connor. Tradução:

Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p. 344-369.

______. Good Country People. In: ______. The complete stories. London: Faber and Faber, 1997,

p. 271-291.

PROWN, Katherine Hemple. Revising Flannery O’Connor: southern literary culture and the problem

of female authorship. Charlottesville and London: University Press of Virginia, 2001.

RUSSO, Mary. O grotesco feminino: risco, excesso e modernidade. Trad: Talita M. Rodrigues. Rio

de Janeiro: Rocco, 2000.

SHAKESPEARE, William. Macbeth. London: Penguin, 1994.

SHOWALTER, Elaine. A crítica feminista no território selvagem. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque

de (org). Tendências e Impasses: o Feminismo como crítica da Cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994,

p. 23-57.

STREMPKE-DURGIN, Heather D. Prosthetics and Patriarchy: The Castration of Hulga Hopewell

in Flannery O’Connor’s “Good Country People”. In: ______. Patriarchal Power and Punishment:

The Trickster Figure in the Short Fiction of Shirley Jackson, Flannery O’Connor, and Joyce Carol

Oates. Dissertação de Mestrado. Oregon State University, 2009, p. 31-49.

XAVIER, Elódia. Narrativa de autoria feminina na literatura brasileira: as marcas da trajetória. Mulheres

e Literatura, v. 3, 1999. Disponível em: http://www.letras.ufrj.br/litcult/revista_mulheres/

volume3/31_elodia. html Acesso em: 23 de agosto de 2004.

ZOLIN, Lúcia Osana. Crítica Feminista. In:BONNICI, Thomas; ZOLIN, Lúcia Osana (orgs). Teoria

literária: abordagens históricas e tendências contemporâneas. 2ª ed. Maringá: Eduem, 2005, p. 181-

WESTLING, Louise. Flannery O’Connor’s Mothers and Daughters. Twentieth Century Literature.

v. 24. nº4. 1978, p. 510-522.

YAEGER, Patricia. Dirt and Desire: Reconstructing Southern Women’s Writing, 1930-1990. Chicago:

The University of Chicago Press, 2000.

Pubblicato

2019-01-01

Come citare

Barcala, D. B. (2019). Entre fronteiras: a personagem feminina em “Good Country People”, de Flannery O’Connor. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(2), 59–73. Recuperato da http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10486

Fascicolo

Sezione

Artigos