Proposte

Vai al Login o Registrazione sono richiesti per sottoporre articoli.

Lista di controllo per la predisposizione di una proposta

Durante la procedura di trasmissione di una proposta, gli autori devono verificare il rispetto dei seguenti requisiti; la submission potrebbe essere rifiutata se non aderisce a queste richieste.

Linee guida per gli autori

Normas para publicação: instruções aos autores

 

A Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade não cobra custos de processamento e nem de submissão de artigos.
 
Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade  (RICSé uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), e tem a finalidade de publicar artigos, resenhas, traduções e entrevistas de diferentes áreas do conhecimento que dialoguem, numa perspectiva interdisciplinar, com a área de concentração em Cultura e Sociedade

A área de concentração em Cultura e Sociedade diz respeito à multiplicidade das investigações científicas referentes às manifestações, experiências e formas de organização social. Ademais, a área de concentração em Cultura e Sociedade também abrange, do ponto de vista interdisciplinar, os estudos das ações e relações entre indivíduos e comunidades, suas práticas, representações e expressões estéticas, artísticas e simbólicas, conhecimentos culturais e filosóficos, comunicação, etnicidades, sociabilidade, identidades, gêneros e memórias, bem as pesquisas das relações entre artes performáticas, linguagem, literatura e filosofia. Considerando os fundamentos, os saberes e as práticas sociais e culturais, sua significação e interpretação em contextos e tempos diversificados. Sem deixar de destacar o estudo da cultura e de suas conexões com a educação formal, informal e não-formal, considerando os fundamentos pedagógicos, o currículo, o imaginário, o meio ambiente, o patrimônio, a tecnologia, a diversidade cultural, a cidadania e a sustentabilidade. 

OBJETIVO

Publicar pesquisas na área de concentração em Cultura e Sociedade numa perspectiva interdisciplinar.

NORMAS DE SUBMISSÃO

A revista será em formato eletrônico e os artigos devem enquadrar-se nas orientações a seguir:

 - adequação as áreas de concentração da revista;

 -  a contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista;

- os textos devem ter a seguinte formatação: fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas 1,5, com margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm;

- as figuras e tabelas devem estar inseridas no texto;

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Processo de avaliação pelos pares:

Uma vez recebido, o artigo é pré-avaliado pelo Conselho Editorial da revista RICS tendo sido julgado em seu caráter interdisciplinar ele será verificado por um antiplágio;

A seguir, são enviados aos pareceristas (2 avaliadores/as externos/as  por especialidade e/ou afinidade em relação ao conteúdo temático dos trabalhos sob apreciação) para análise. Caso tenha uma discordância de pareceres será enviado para um terceiro/a avaliador/a para realizar uma nova avaliação. Os pareceristas selecionados não podem ter conflitos de interesses que possam influenciar a avaliação do manuscrito.

Há três modalidades possíveis de decisão final para um artigo submetido à revista RICS:

Aprovação. Significa que nem correções, nem modificações precisam ser feitas no texto. Esta modalidade é muito raramente aplicável a uma submissão.

Revisão e Ressubmissão. Significa que o/a autor/a deve fazer correções e modificações no texto, de acordo com os comentários e exigências dos/as pareceristas e/ou do Conselho Editorial. Caso o parecer indique reformulações num determinado trabalho, todos os trechos deberão ser apontados com destaque de parágrafos e ou páginas, conforme o caso. O artigo é, então, submetido a uma nova rodada de avaliação. A nova versão do artigo é enviada novamente aos pareceristas originais para a sua reavaliação como satisfatória ou não. Porém, não há qualquer garantia de que o artigo será aprovado no final deste processo.

Rejeição. Significa que o processo de avaliação está finalizado e o Conselho Editorial decidiu que o artigo não será publicado na RICS. Esta decisão é baseada nas avaliações dos pareceristas.

Os pareceres deverão ser legíveis e apresentar uma avaliação crítica dos artigos ou trabalhos congêneres, revelando a importância dos mesmos.  

 Os artigos que estiverem em condições de serem publicados, precisando sofrer pequenas alterações serão enviados outra vez aos autores para reformulação;

 Aos pareceristas é dado um prazo de quinze a vinte dias, a partir da data de entrega, para apresentação de parecer. Caso seja indicado para um terceiro parecerista o prazo será ampliado por igual periodo. O prazo de avaliação dos manuscritos poderá ser estendido a critério do coordenador editorial, desde que a dilatação do prazo não incorra em atraso nos trabalhos de composição da edição da revista;

 Os pareceristas deverão elaborar pareceres referentes à reavaliação do texto para o qual sugeriram alterações em parecer anterior.

Após confirmação das alterações solicitadas, passarão pelo processo de revisão textual e normalização antes de serem enviados para a publicação.

Aceitamos trabalhos sob a forma de artigos, ensaios, entrevistas, traduções, resenha, documentos, entrevistas. Os trabalhos devem ser inéditos e podem vir em português, inglês ou espanhol.

Não aceita-se trabalho de graduandos e graduados.  Trabalhos de especializandos, mestrandos e doutorandos devem ser submetidos em co-autoria com seus orientadores doutores. 

NORMAS ESPECÍFICAS

Artigos

Os textos dos artigos devem conter no mínimo 10 até 20 laudas;

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

– Título;

– Resumo informativo conforme ABNT/NBR 6028/2003 (de 100 a 150 palavras);

– Palavras-chave (no máximo de 06 palavras, separadas por ponto e com inicial maiúscula);

– Abstract;

– Keywords;

– Texto;

– Referências;

a) os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de seis (06) laudas (páginas);

b) são aceitos textos referentes a obras editadas há no máximo 03 anos;

c) as resenhas devem apresentar a seguinte sequência:

–  Título específico da resenha;

–  Nome do resenhista e instituição a que pertence;

– Referências completas da obra (Título da obra. Cidade: Editora, Ano. nº de páginas. Sobrenome e nome do autor);

– Palavras-chave: no máximo de 06 palavras;

–  Texto;

Documentos

O número de laudas não deve ultrapassar vinte (20).

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

– Título;

– Palavras-chave: no máximo de 06 palavras;

– Apresentação esclarecendo a relevância e a procedência dos documentos;

– Texto;

Entrevistas - Entrevistas

O número de laudas não deve ultrapassar trinta (30).

a) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

–  Título;

–  Transcrição;

–  Nome do Entrevistado e do Entrevistador;

–  Apresentação da entrevista e do entrevistado;

  A revista disponibiliza o template para os autores. 

Artigos

Política padrão de seção

Tradução

A seção Tradução publica traduções originais e inéditas de obras literárias ou textos críticos relevantes sobre estudos das áreas da humanidades e sociais

Informativa sulla privacy

I nomi e gli indirizzi email inseriti in questo sito della rivista saranno utilizzati esclusivamente per gli scopi dichiarati e non verranno resi disponibili per nessun altro uso.