Cine-manauara: no centro de um outro contexto
Mots-clés :
Produção audiovisual. Realizadores manauaras. Rupturas estéticas.Résumé
O artigo propõe uma reflexão sobre a produção audiovisual no estado do Amazonas, especialmente em Manaus, a partir de apontamentos ecossistêmicos. Percebe-se que por meio de diferentes gêneros e formatos, realizadores manauaras têm provocado rupturas estéticas na representação da região amazônica e de suas populações. A produção local ainda é pequena, mas demonstra sua potencialidade no frescor que pode trazer para o segmento audiovisual brasileiro contemporâneo, pois, ao transcender clichês, estereótipos e o subjugo de criação periférica, emerge no centro de um outro contexto.
Palavras-Chave: Produção audiovisual. Realizadores manauaras. Rupturas estéticas.
Téléchargements
Références
AMARAL, Adriana. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Revista Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 2, n. 20, p. 34-40, 2008.
BAZIN, André. O Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é Cinema. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BIZARRIA, Fernanda. A construção das identidades no documentário: os povos amazônicos no cinema. Manaus: Edições Muiraquitã, 2008.
CÁNEPA, Laura; SUPPIA, Alfredo. Perspectivas sobre o Cinema Amador de Ficção no Brasil: o caso das bordas. In: Revista Laika (USP). Vol 2, n. 4, pp 2-16, 2013.
CANEVACCI, Massimo. Antropologia do cinema: do mito à indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1990.
CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa. O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
COSTA, Selda; LOBO, Narciso. Cinema no Amazonas. Revista Estudos Avançados, v.19, n. 53. São Paulo: USP, 2005.
FERNANDES, Edu. Reflexões de um crítico paulista sobre o cinema do Amazonas. [nov. 2016]. Entrevista concedida a Diego Bauer. Manaus: CineSet, 2016. Disponível em: <http://www.cineset.com.br/edu-fernandes-reflexoes-de-um-critico-paulista-sobre-o-cinema-do-amazonas/> Acesso em 08 jan. 2017.
FERRARI, Pollyana. Comunicação digital na era da participação. Porto Alegre: Editora Fi, 2016.
GONDIM, Neide. A invenção da Amazônia. Manaus: Valer, 2007.
IKEDA, Marcelo; LIMA Delani. (orgs.). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século. Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012.
LYRA, Bernadette. Cinema periférico de bordas. In: Revista Comunicação, Mídia e Consumo. Vol 6, nº. 15. São Paulo, 2009.
MONTEIRO, Gilson Vieira (org.). Estudos e perspectivas dos ecossistemas na comunicação. Manaus: Edua/Ufam, 2012.
MORIN, Edgar. O cinema ou o homem imaginário. Lisboa: Moraes, 1987.
NOGUEIRA, Luís. Cinema 2.0: o cinema doméstico na era da Internet. In: Revista Doc On-line. N°. 05, p. 4-23. Beira Interior: UBI, 2008.
PINTO, Renan Freitas. Viagem das ideias. Manaus: Valer, 2006.
SANTAELLA, Lucia. Culturas e artes do pós-humano: Da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (Orgs.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Editora Cortez. 2010.
SILVA, Juremir Machado da. As Tecnologias do Imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2006.
SIQUEIRA, Graciene. Vídeo digital em Manaus. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Manaus, 2011.
SORANZ, Gustavo. Território Imaginado – Imagens da Amazônia no cinema. Manaus: Edições Muiraquitã, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.