Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico

Auteurs-es

  • Naiara Sales Araújo Santos
  • Ludmila Gratz Melo

Mots-clés :

Videogames. Gótico. Espaço Gótico. Gone Home.

Résumé

Videogames podem oferecer um campo ideal para avanços na maneira como contamos histórias.
Um jogo eletrônico é constituído por elementos visuais, sonoros e interativos, contribuindo para o
desenvolvimento de narrativas cada vez mais complexas e imaginativas. No jogo Gone home, desenvolvido
pela equipe da The Fullbright Company em 2013, uma narrativa gótica se desenrola em
um espaço interativo e cheio de detalhes. No videogame, o jogador explora uma casa aparentemente
assombrada e cheia de objetos que ajudam a saber o que aconteceu com a família que morava ali. O
jogo parece conter características de uma narrativa gótica, que permeiam o espaço onde ele se desenrola.
Neste artigo, propõe-se elencar os elementos góticos presentes na trama e analisar o espaço onde
ela é desenvolvida, a fim de apontar algumas peculiaridades dos espaços na ficção gótica. Para tanto,
serão utilizados teóricos do gótico como Andrew Smith (2007) e Jerrold E. Hogle (2002) e teóricos
do espaço, como Gaston Bachelard (1974).

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Bibliographies de l'auteur-e

Naiara Sales Araújo Santos

Possui Licenciatura Plena em Letras Inglês pela Universidade Federal do Piauí (2001), Mestrado
Acadêmico em Letras pela Universidade Federal do Piauí (2007), mestrado em Estudos Literários
pela Universidade Metropolitana de Londres (2008) e Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade
Metropolitana de Londres (2013) e Pós-doutorado pela Universidade de Granada. Atualmente
é professora da Universidade Federal do Maranhão onde é professora do mestrado acadêmico
em Letras e professora de Língua e Literatura Inglesa na graduação.

Ludmila Gratz Melo

Possui Licenciatura Plena em Letras Francês/Português pela Universidade Federal do Maranhão
(2017). Atualmente é aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade
Federal do Maranhão - UFMA. Foi auxiliar de pesquisa do projeto Atlas Linguístico do Maranhão
- ALiMA de 2012 a 2016 e atualmente é integrante do grupo de estudos Ficção Científica, Gêneros
Pós-modernos e Representações Artísticas na Era Digital - FICÇA.

Références

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Paulo: Abril Cultural, 1974, p. 339-512.

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Publié-e

2019-01-05

Comment citer

Santos, N. S. A., & Melo, L. G. (2019). Gone Home: uma análise do videogame sob a perspectiva do gótico. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 151–165. Consulté à l’adresse http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10511

Numéro

Rubrique

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação