O nascimento de um filho com paralisia cerebral: um tempo presente inesperado

Autores/as

  • Viviane Marten Milbrath Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Maria da Graça Corso da Motta Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS
  • Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz Universidade Federal de Pelotas - UFPEL
  • Vera Lúcia Freitag

Palabras clave:

Enfermagem, Filosofia, Família, Paralisia cerebral, Crianças com deficiência

Resumen

Objetivou-se com esse artigo compreender como as famílias vivenciaram a facticidade existencial de ter um filho com paralisia cerebral. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem fenomenológica-hermenêutica realizado no sul do Brasil, de outubro de 2011 a junho 2012. Participaram onze familiares de crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Utilizou-se para coleta das informações a entrevista fenomenológica, a observação participante e o diário de campo, interpretando-se as informações através da abordagem hermenêutica. Os resultados apontam uma compreensão acerca da vivência das famílias das crianças e dos adolescentes, que experenciam um momento presente diferente dos projetos imaginados, apresentando-se a facticidade existencial de ter um filho com paralisiacerebral. Conclui-se que com o nascimento de uma criança com paralisia cerebral é preciso redimensionar o modo de ser-no-mundo, propiciando às famílias uma adaptação à nova situação, suprindo as demandas de cuidado do filho e oferecendo possibilidades para que possa desenvolver todo seu ser-capaz-de-fazer.

Palavras-chave: Enfermagem. Filosofia. Família. Paralisia cerebral. Crianças com deficiência.

The birth of a child with cerebral palsy: a time this unexpected

Abstract

This study aimed to understanding how families experienced the existential factuality of having a child with cerebral palsy. This is a qualitative study with phenomenological-hermeneutic approach, carried out in southern Brazil, from October 2011 to June 2012. Participants were eleven family members of children and adolescents with cerebral palsy. It was used to collect the information’s the phenomenological interview, participant observation and the field diary, interpreting the information’s through the hermeneutic approach. The results show an understanding of the live through of families of children and adolescents who experience a different present moment of imagined projects,
presenting the existential factuality of having a child with cerebral palsy. It was concluded that with the birth of the child with cerebral palsy is necessary to resize the way of being in the world, allowing families to adapt to the new situation, providing the child care demands and offering opportunities to develop all its being-able-to-do.

Keywords: Nursing. Philosophy. Family. Cerebral palsy. Children with disabilities.

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Biografía del autor/a

Viviane Marten Milbrath, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Mestre
em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (2008) e Doutora em Enfermagem pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade
Federal de Pelotas e membro dos grupos de pesquisa Cuidado à Saúde nas Etapas da Vida (CEVIDA)
da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do NUPECANF da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando, principalmente, nos seguintes temas: enfermagem, família, cuidado, criança portadora de necessidades especiais e educação em saúde.

Maria da Graça Corso da Motta, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRS

Possui doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado em Educação
pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Enfermagem na Saúde Materno Infanto Juvenil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é Professor Titular da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: violência intrafamiliar, equipe de enfermagem e cuidado à criança e família.

Ruth Irmgard Bärtschi Gabatz, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001), mestrado
pela Universidade Federal de Santa Maria (2009) e doutorado em Ciências da Saúde Programa de Pós-graduação da Faculdade de Enfermagem UFPEL (2016). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase
em Enfermagem Pediátrica e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: pediatria,
geriatria, saúde do trabalhador e saúde coletiva.

Vera Lúcia Freitag

Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), em 2015. Graduada em Enfermagem pela UFSM, Campus de Palmeira das Missões-RS (2014). Atualmente membro do Grupo de Estudos no Cuidado à Saúde nas Etapas de Vida (CEVIDA/UFRGS). Bolsista pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) durante o Mestrado Acadêmico e atualmente no doutorado.

Publicado

2017-04-17

Cómo citar

Milbrath, V. M., Motta, M. da G. C. da, Gabatz, R. I. B., & Freitag, V. L. (2017). O nascimento de um filho com paralisia cerebral: um tempo presente inesperado. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 47–60. Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/6679

Número

Sección

Artigos