Experimentação, aprendizagem e prudência: Deleuze e Guattari leem Carlos Castaneda

Autores/as

  • FREDERICO P. LEMOS Universidade Federal Fluminense - UFF

Resumen

Este trabalho investiga as intercessões entre a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari e a obra de Carlos Castaneda, tomando como fio condutor o problema da aprendizagem vinculado à experimentação do corpo. Começamos introduzindo, de maneira geral, o lugar da aprendizagem na obra deleuziana dos anos ’60 (especiamente sua teoria da gênese do pensamento), a relação de mestre-aprendiz entre Carlos Castaneda e Dom Juan, e o contexto das aparições da obra de Castaneda em Deleuze e Guattari, notadamente em Mil platôs. Em seguida, examinamos com maior detalhe alguns tópicos do comentário a Castaneda feito por Deleuze e Guattari, como a oposição de Dom Juan entre o “tonal” e o “nagual”, a distinção entre o sistema dos estratos e o corpo sem órgãos, a questão dos riscos ligados à experimentação e o conceito ético de prudência.

Palavras-chave: Experimentação. Aprendizagem. Corpo sem Órgãos. Castaneda. Dom Juan. Deleuze & Guattari.


Experimentação, aprendizagem e prudência: Deleuze e Guattari leem Carlos Castaneda

ABSTRACT:

This paper proposes an analysis of the intercessions between Gilles Deleuze and Félix Guattari’s philosophy and Carlos Castaneda’s work, taking the problem of apprenticeship attached to body experimentation as our conductor. First, we introduce the place of the apprenticeship in deleuzian 60’s work (notably his theory of the genesis of thought), the relation of master-apprentice between Carlos Castaneda and Dom Juan, and the context of the apparitions of Castaneda in Deleuze and Guattari, notably in A Thousand plateaus. Then, we examine with more details some topics of the deleuzo-guattarian commentary of Castaneda in A Thousand plateaus, such as the opposition between the “tonal” and the “nagual”, the distinction between the system of strata and the body without organs, the question of the risks that involve experimentation and the emergence of the ethical concept of prudence.

Keywords: Experimentation. Apprenticeship. Body without Organs. Castaneda. Dom Juan. Deleuze & Guattari.


[1] Artigo submetido para avaliação em 10/10/2019 e aprovado em 31/10/2019.

 

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Biografía del autor/a

FREDERICO P. LEMOS, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutorando em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFF.

 

 

Publicado

2019-12-18

Cómo citar

LEMOS, F. P. (2019). Experimentação, aprendizagem e prudência: Deleuze e Guattari leem Carlos Castaneda. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 5(2), 276–299. Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/13017

Número

Sección

Micropolítica, vida e experimentação