A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana

Autores/as

  • Francisca Sousa Ibiapina Universidade Estadual do Maranhão
  • Thays Cristina Correia Cunha
  • Frazia Regina Sousa Ibiapina
  • Márcia Raika e Silva Lima

Palabras clave:

Literatura. Ensino-aprendizagem. Leitura. Emancipação.

Resumen

O trabalho intitulado “A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana”,
trata-se de uma inquietação surgida durante a disciplina Literatura infanto-juvenil no curso de licenciatura
em Pedagogia na Universidade Estadual do Maranhão- UEMA, enfatizando a importância da
literatura para além da sala de aula. As discussões apresentada neste trabalho estão voltadas para análise
da literatura no âmbito escolar perpassando para a vida social do educando, tornando-o um ser crítico e
reflexivo diante do contexto atual contribuindo para a transformação e emancipação. Para a concretização
da pesquisa elaborou-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a contribuição da literatura para uma leitura
de mundo do ser em processo de escolarização? Tendo por objetivos: demostrar o leque de benefícios
que a literatura proporciona, estimular o prazer pela leitura, desmistificar a ideia da literatura como algo
enfadonho e por fim conscientizar a sociedade sobre a importância da literatura para a formação de sujeitos
pensantes que intervém na realidade a qual estão inseridos. Alguns autores que embasarão as discussões
são Freire (1988), Cademartor (2012), Zilberman (2005), entre outros. A metodologia baseia-se na pesquisa
bibliográfica com base qualitativa, propondo discussões e possíveis apontamentos para poporcionar
uma reflexão na sociedade sobre a importância da literatura para o desenvolvimento integral do indivíduo.

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Biografía del autor/a

Francisca Sousa Ibiapina, Universidade Estadual do Maranhão

Formada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA; tendo experiência na
área de auxiliar de biblioteca na instituição SESI, possui afinidades com pesquisas relacionadas à
literatura e a Educação do campo, com 3 resumos e 1 artigo científico publicado; possui também
apreço por poesia e artes.

Thays Cristina Correia Cunha

Formada pela universidade estadual do Maranhão- UEMA, tendo experiência como professora auxiliar
no Instituto Salmus de Ensino, possui afinidade com pesquisas e projetos relacionados ao movimento
corporal infantil, literatura e leitura, com seis resumos e dois artigos científicos publicados,
possui também afinidade por leitura e desenvolvimento corporal da criança.

Frazia Regina Sousa Ibiapina

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário de Ciências e Tecnologia
do Maranhão – UNIFACEMA. Possui experiência na área administrativa pelo Serviço Social da Indústria
- SESI, alguns trabalhos publicados, entre os quais 2 artigos completos e 5 resumos de artigos
principalmente com os seguintes descritores: psicomotricidade, analfabetismo, História da Educação,
LDB, motivação, tecnologias, arte, literatura, entre outros.

Márcia Raika e Silva Lima

Doutora em Educação/UFPI (2016), Mestrado em Educação/ UFPI (2010). Especialização em Educação
Inclusiva e Especial com ênfase em Neurociência (cursando). Especialista em Supervisão Escolar/
UFPI, em Gestão Educacional/ UNICESP e em Língua Brasileira de Sinais, possui Graduação
em Licenciatura Plena em Pedagogia/UFPI. Tem experiência na área de Educação, trabalhando com
as diferentes disciplinas da área da Pedagogia, com ênfase em Educação Especial e Inclusiva e LIBRAS.

Citas

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2009.

CADEMARTOR, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte:

Autêntica Editora, 2012.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo:

Cortez, 2011.

ZILBERMAN, Regina. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva,

Publicado

2019-01-05

Cómo citar

Ibiapina, F. S., Cunha, T. C. C., Ibiapina, F. R. S., & e Silva Lima, M. R. (2019). A literatura no processo ensino-aprendizagem como função emancipatória humana. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 295–303. Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10532

Número

Sección

Eixo 2 - Gênero, Literatura e Filosofia