O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica

Autores/as

  • Danillo Matos de Deus
  • Maria Olília Serra

Palabras clave:

Ensino. Filosofia. Narrativa. TIC.

Resumen

O tesouro da tradição é uma herança cujo acesso é indispensável pela humanidade, pois contribui para
o desenvolvimento da capacidade de pensar dos indivíduos. O legado da tradição é uma herança acessível
aos homens que foi constituída pela soma dos mais variados tipos de conhecimentos, entre eles
temos o conhecimento filosófico. Certas táticas didáticas como “comentários feitos sobre os textos” e
“exposições” são utilizadas para que o ensino de Filosofia possa se propagar de forma satisfatória nas
salas de aula, sendo os professores encarregados de fazer com que a história da filosofia seja ensinada
através de algum método. Entre os mais diferentes instrumentos metodológicos possíveis de serem
utilizados nas escolas podemos citar a narração escrita. Uma outra possibilidade para o ensino da
disciplina encontra-se na adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), de forma que
esta possa motivar os alunos, levando-os a alcançarem um pensamento reflexivo e autônomo. O presente
trabalho tem como objetivo discutir sobre as diferentes maneiras que o pensamento filosófico
pode ser compartilhado, entre eles temos a utilidade das narrativas escritas em forma de livro que poderá
proporcionar aos alunos o acesso as informações existentes em suas leituras, oportunizando-os
até mesmo a elaborarem conclusões acerca de um mundo dinâmico a qual fazem parte. Assim como,
a adoção das TIC como ferramentas pedagógicas viabilizando o pensamento autônomo. Partimos da
hipótese de que o uso destas novas didáticas podem despertar o pensamento reflexivo dos estudantes,
direcionando-os a assumirem uma postura crítica diante do mundo a qual fazem parte e que serve de
espaço para se relacionarem através de suas palavras e ações.

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Biografía del autor/a

Danillo Matos de Deus

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (2018). Possui graduação em Filosofia
pela Universidade Federal do Maranhão (2009). É especialista em Supervisão, Gestão e Planejamento
Educacional(2011), assim como, é especialista em Docência do Ensino Superior(2012) - Ambos
pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano. Professor de Filosofia pela Secretaria de Educação
do Estado do Maranhão (2009-2018).

Maria Olília Serra

Graduada em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão. Mestra em Filosofia pela Universidade
Federal da Paraíba. Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (Dinter USP/Ufma).
Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão. Área de Ensino/
Pesquisa: Ética e Filosofia Política, Antropologia Filosófica, Filosofia da Educação. Temas de Pesquisa:
Kant, Hannah Arendt, liberdade, moralidade, mal radical, banalidade do mal, condição humana,
filosofia e ensino.

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Publicado

2019-01-05

Cómo citar

de Deus, D. M., & Serra, M. O. (2019). O uso da narrativa e das TIC na sala de aula: novos passos para uma educação filosófica. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 4(Espec), 229–242. Recuperado a partir de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/ricultsociedade/article/view/10516

Número

Sección

Eixo 1 - Arte, Tecnologia e Educação