As Pessoas, a Educação e o Futuro: reflexões num mundo de incertezas
Palavras-chave:
Educação. Futuro. Incerteza. Conhecimento.Resumo
As Pessoas, a Educação e o Futuro são temáticas que permeiam a vida do cidadão, uma vez que o
conhecimento tido como capaz de resolver as incertezas nem sempre é totalmente confiável. Nesse
sentido, o presente artigo tem como objetivo compreender o significado desses termos, utilizando
como pressuposto teórico o Quinto dos “Sete Saberes necessários à Educação do Futuro” de Edgar
Morin. No aspecto metodológico, a pesquisa foi de natureza básica; utilizamos o método descritivo;
e da forma bibliográfica como procedimento técnico. Concluímos que, para a formação cidadã das
pessoas ocorrer de forma eficaz, é necessário enfrentar as incertezas dentro de um mundo incerto.
Para isso, a análise interdisciplinar dentro desse mundo incerto é fator essencial para a superação das
incertezas, pois o conhecimento é inacabado e está em constante mudança.
Downloads
Referências
BRASIL ESCOLA. Os Pensamentos de Blase Pascal. Disponível em: ˂http://brasilescola.uol.com.
br/filosofia/os-pensamentos-blaise-pascal.htm˃. Acesso em: 12 dez. 2016.
CANIVEZ, Patrice. Educar o cidadão? Campinas: Papirus, 1991.
CENCI, Angelo V. Educação e Ética: Aproximações a partir das propostas educativas de Aristóteles e
Kant. In: DALBOSCO, Claúdio A.; CASAGRANDA, Edison A.; MUHL, Eldon H. (orgs). Filosofia
e Pedagogia: Aspectos Históricos e Temáticos. Campinas: Autores Associados, 2008. Cap. 10, p.
-252.
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração: uma visão abrangente da
moderna administração das organizações. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsiever, 2003.
FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, S/A,
PEREIRA, Lucila Conceição. Infoescola: História da Educação. Disponível em: <https://www.infoescola.
com/pedagogia/historia-da-educacao/>. Acesso dia: 24 abr. 2018.
JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4.ed. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2006.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. Tradução,
Ruy Jungmann; consultoria, Renato Lessa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
KASSEL, Universitat; HOYER, Timo. Medo da maioridade ou como foi justificada a restrição à formação.
In: DALBOSCO, Claúdio Almir.; FLICKINGER, Hans-Georg (orgs). Educação e maioridade:
dimensões da racionalidade pedagógica. São Paulo: Cortez; Passo Fundo: Ed. Da Universidade
de Passo Fundo, 2005. Primeira Parte, p. 180-208.
LACOMBE, Francisco José Masset. Dicionário de Administração. São Paulo: Saraiva, 2004.
MERRELL, Floyd. Lógica e razão, diálogo aberto, tolerância e intolerância. In: FÁVERO, Altair
Alberto; DALBOSCO, Claudio Amir; MARCON, Telmo (orgs.). Sobre Filosofia e Educação: Racionalidade
e Tolerância. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2006.
MORIN, Edgar. Os Sete Saberes necessários à Educação do Futuro. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
NACÕES UNIDAS NO BRASIL. Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento
Sustentável. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/>. Acesso em:
fev. 2017.
NERY, Maria Clara Ramos. Tendência progressista da educação e as determinações da estrutura
social sobre a educação. In: UNIVERSIDADE LUTERANA NO BRASIL (org.). Fundamentos da
Educação. Curitiba: Editora Ibpex, 2009. Cap. 9, p. 155-168.
NÓVOA, António. Formação de Professores e Trabalho Pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PAVIANI, Jayme. Filosofia e Educação, Filosofia da Educação: Aproximações e distanciamentos. In:
DALBOSCO, Claúdio A.; CASAGRANDA, Edison A.; MUHL, Eldon H. (orgs). Filosofia e Pedagogia:
Aspectos Históricos e Temáticos. Campinas: Autores Associados, 2008. Cap. 2, p. 5-21.
PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Tradução: Patrícia Chittoni Ramos.
Porto Alegre: Artmed, 2000.
RIAL, Carmen; TOMIELLO, Naira; RAFFAELLI, Rafael (orgs.). A Aventura Interdisciplinar:
quinze anos de PPGICH/UFSC. Blumenau: Nova Letra, 2010.
SANTOS, Vanice dos, et al. Aspectos éticos na educação ambiental: olhar interdisciplinar visando o
bem comum. AmbientalMente Sustentable, v. 2, n. 20. p. 1497-1515, 2015. Disponível em:
revistas.udc.es/index.php/RAS/article/view/1682/pdf_89>. Acesso em: 27 fev. 2017.
SCHNEIDER, Laíno Alberto. Homem e mundo. In: UNIVERSIDADE LUTERANA NO BRASIL
(org.). Fundamentos da Educação. Curitiba: Editora Ibpex, 2009. Cap. 2, p. 31-47.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.