A musicalidade do sotaque do Bumba-Boi da Ilha: um olhar etnomusicológico
DOI:
https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.10Palavras-chave:
Etnomusicologia, Organologia, Bumba-meu-boi, Maranhão, Sotaque da IlhaResumo
O presente estudo, baseado na Dissertação de Mestrado do autor, busca investigar os aspectos de produção sonora relacionados ao Bumba-Boi sotaque da Ilha. São apresentados um breve levantamento de grupos atuantes na década de 2010 ligados ao sotaque em pauta, sucedida de uma análise etnomusicológica acerca organologia, prática instrumental e exemplos musicais de células rítmicas dos instrumentos utilizados, juntamente com as variações possíveis.
Downloads
Referências
AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi no Maranhão. São Luís: Alcântara, 1983.
BORRALHO, Tácito Freire. Elementos animados do Bumba-meu-boi do Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2020.
BUENO, André Paula. Bumba-boi maranhense em São Paulo. São Paulo: Nankin editorial, 2001.
CARVALHO, Maria Michol Pinho de. Matracas que desafiam o tempo: é o Bumba-Boi do Maranhão, um estudo da tradição/modernidade na cultura popular. São Luís: [s. e.], 1995.
CARVALHO, Maria Michol Pinho de. In: Perfil Cultural e Artístico do Maranhão. São Luís: AMARTE, 2006.
CASA DE NHOZINHO. Museu Casa de Nhozinho. Disponível em <http://www.sectur.ma.gov.br/casa-de-nhozinho>. Acesso em <18 dez. 2022>.
CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 9ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 1954.
DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 10ed. Campinas: Autores Associados, 2015.
FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: Editora UNESP, 2003.
IPHAN. Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão: Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: Iphan/MA, 2011.
KUBIK, Gerhard. Theory of African Music, volume I. Wilhelmshaven: Florian Noetzel, 1980.
KUBIK, Gerhard. Música e Dança na África a Sul do Sahara. Tradução e digitalização de Domingos Morais em 1997. Disponível em . Acesso em <1 dez. 2010>.
LEITÃO, Rogério Ribeiro das Chagas. Batucada Maranhense: análise rítmica dos ciclos culturais, a visão de um baterista. São Luís: Gráfica RR, 2013.
________. A Musicalidade do Bumba-Boi do Maranhão no Ritmo do Sotaque da Ilha em Tempo presente. Monografia (Licenciatura em Música) – CECEN, UEMA, São Luís, 2011.
LÜHNING, A; TUGNY, R. P. (org.). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2016.
MUKUNA, Kazadi Wa. Contribuição Bantu na Música Popular Brasileira. São Paulo: Global Editora e Distribuidora, 1978.
MUKUNA, Kazadi Wa. Um olhar africano na dramaturgia do Bumba-meu-boi no Brasil. São Paulo: Terceira Margem, 2015.
NUNES, Izaurina Maria de Azevedo (org). Olhar, memória e reflexões sobre a gente do Maranhão. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2003.
OLIVEIRA, Alda. Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano. Claves, João Pessoa, n. 2, p. 31-45, 2006.
PEREIRA, José de Ribamar de França. O Boizinho Barrica à luz de uma Estrela. 2ed. São Luís: Companhia Barrica, 2000.
PEREIRA, José de Ribamar de França. Depoimento colhido em 7 mai. 2018.
SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos autorais da Revista Interdisciplinar em Cultura e Sociedade
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.