A musicalidade do sotaque do Bumba-Boi da Ilha: um olhar etnomusicológico

Autores

  • ROGÉRIO RIBEIRO DAS CHAGAS LEITÃO Escola de Música do Estado do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.10

Palavras-chave:

Etnomusicologia, Organologia, Bumba-meu-boi, Maranhão, Sotaque da Ilha

Resumo

O presente estudo, baseado na Dissertação de Mestrado do autor, busca investigar os aspectos de produção sonora relacionados ao Bumba-Boi sotaque da Ilha. São apresentados um breve levantamento de grupos atuantes na década de 2010 ligados ao sotaque em pauta, sucedida de uma análise etnomusicológica acerca organologia, prática instrumental e exemplos musicais de células rítmicas dos instrumentos utilizados, juntamente com as variações possíveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ROGÉRIO RIBEIRO DAS CHAGAS LEITÃO, Escola de Música do Estado do Maranhão

Mestre em Artes (PROFARTES-UFMA). Professor da Escola de Música do Estado do Maranhão.

Referências

AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi no Maranhão. São Luís: Alcântara, 1983.

BORRALHO, Tácito Freire. Elementos animados do Bumba-meu-boi do Maranhão. São Luís: EDUFMA, 2020.

BUENO, André Paula. Bumba-boi maranhense em São Paulo. São Paulo: Nankin editorial, 2001.

CARVALHO, Maria Michol Pinho de. Matracas que desafiam o tempo: é o Bumba-Boi do Maranhão, um estudo da tradição/modernidade na cultura popular. São Luís: [s. e.], 1995.

CARVALHO, Maria Michol Pinho de. In: Perfil Cultural e Artístico do Maranhão. São Luís: AMARTE, 2006.

CASA DE NHOZINHO. Museu Casa de Nhozinho. Disponível em <http://www.sectur.ma.gov.br/casa-de-nhozinho>. Acesso em <18 dez. 2022>.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. 9ed. Rio de Janeiro: Ediouro Publicações, 1954.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. 10ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

FRUNGILLO, Mário D. Dicionário de percussão. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

IPHAN. Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão: Dossiê do registro como Patrimônio Cultural do Brasil. São Luís: Iphan/MA, 2011.

KUBIK, Gerhard. Theory of African Music, volume I. Wilhelmshaven: Florian Noetzel, 1980.

KUBIK, Gerhard. Música e Dança na África a Sul do Sahara. Tradução e digitalização de Domingos Morais em 1997. Disponível em . Acesso em <1 dez. 2010>.

LEITÃO, Rogério Ribeiro das Chagas. Batucada Maranhense: análise rítmica dos ciclos culturais, a visão de um baterista. São Luís: Gráfica RR, 2013.

________. A Musicalidade do Bumba-Boi do Maranhão no Ritmo do Sotaque da Ilha em Tempo presente. Monografia (Licenciatura em Música) – CECEN, UEMA, São Luís, 2011.

LÜHNING, A; TUGNY, R. P. (org.). Etnomusicologia no Brasil. Salvador: EDUFBA, 2016.

MUKUNA, Kazadi Wa. Contribuição Bantu na Música Popular Brasileira. São Paulo: Global Editora e Distribuidora, 1978.

MUKUNA, Kazadi Wa. Um olhar africano na dramaturgia do Bumba-meu-boi no Brasil. São Paulo: Terceira Margem, 2015.

NUNES, Izaurina Maria de Azevedo (org). Olhar, memória e reflexões sobre a gente do Maranhão. São Luís: Comissão Maranhense de Folclore, 2003.

OLIVEIRA, Alda. Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano. Claves, João Pessoa, n. 2, p. 31-45, 2006.

PEREIRA, José de Ribamar de França. O Boizinho Barrica à luz de uma Estrela. 2ed. São Luís: Companhia Barrica, 2000.

PEREIRA, José de Ribamar de França. Depoimento colhido em 7 mai. 2018.

SADIE, Stanley. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 1994.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

LEITÃO, R. R. D. C. . (2022). A musicalidade do sotaque do Bumba-Boi da Ilha: um olhar etnomusicológico. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 73–102. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.10

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - Estudos sobre a Música no Maranhão