Caxias/MA 1900-1925: proveniência documental nos Cadernos de música de Neném Rêgo

Autores

  • GUILHERME AUGUSTO DE ÁVILA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

DOI:

https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.8

Palavras-chave:

Musicologia, Arquivologia Musical, Coleção João Mohana, Proveniência Documental, Violão

Resumo

O presente trabalho traz um esforço pela compreensão da proveniência dos Cadernos n.º 3 e n.º 5 do Acervo João Mohana que se encontram desde 1987 no Arquivo Público do Estado do Maranhão. Para tal, lancei mão na análise das dimensões históricas de produção dos documentos, da história do documento e da história arquivística dos mesmos. Assim, fiz um breve estudo histórico acerca da Caxias das primeiras décadas da República e de Neném Rêgo, a personagem atrelada à minha análise. Os próximos passos foi o estudo das informações textuais e musicais dos dois Cadernos. Como resultados prévios posso afirmar que os dois Cadernos foram produzidos para/por Neném Rêgo entre 1900 e 1925; que os mesmos indicam o seu trajeto técnico musical. Outra constatação importante foi a da necessidade de uma nova organização no Acervo, que contenha informações acerca da proveniência de seus documentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

GUILHERME AUGUSTO DE ÁVILA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Doutorado em Artes (UFPA). Professor Adjunto I do Departamento de Música da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

 

Referências

ÁVILA, Guilherme Augusto de. O elo perdido do tesouro de João Mohana: proveniência documental na música. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, UFPA, Belém, 2021.

ÁVILA, Guilherme A.; CERQUEIRA, Daniel L.; SANTOS NETO, Joaquim A. O Violão Oitocentista nos álbuns da Família Perdigão. Revista Vórtex, Curitiba, v. 8, n. 3, p. 1- 36, 2020.

BARROS NETO, Eziquio. Sem Vespasiano - 100 Vespasiano. Disponível em <https://eziquio.wordpress.com/2016/12/28/100-vespasiano-sem-vespasiano>. Acesso em <2 fev. 2022>.

CERQUEIRA, Daniel Lemos. A música em Caxias: um prolífico centro cultural no sertão maranhense. 2020, In: ALBORNOZ, J. (org.) Estudos Latino-Americanos sobre Música vol. 1. Curitiba: Artemis, 2020. p. 121-138.

______________. “Acervo João Mohana” do Arquivo Público do Estado do Maranhão: algumas observações. Revista Música, São Paulo, v. 18, n. 1, p. 210-225, 2018.

COUTTO, Bruno G., Dinir Silva. Disponível em <https://arquivocaxias.com.br/dinir-silva>. Acesso em <9 mar. 2022>.

CUNHA, Higino Cícero da. Pedro de Amarante. Jornal de Caxias, Caxias, ano 1902, Ed. 00341.

PESSOA, Jordania Maria. Entre a tradição e a modernidade: A belle époque caxiense: Práticas fabris, reordenamento urbano e padrões culturais no final do século XIX. Dissertação (Mestrado em História do Brasil) – Programa de Pós-Graduação em História, UFPI, Teresina, 2007.

RODRIGUES, Luís. Adelino Fontoura. Escritas.org. Rio de Janeiro.

MIRANDA, Antônio. Adelino Fontoura. Celeste. Antonio Miranda. Novembro, 2017.

PESSÔA, Priscilla Paraiso. Acervos de Música, políticas públicas e performance no Rio de Janeiro. Dissertação (Mestrado em Música) – DECA, UA, Aveiro, 2011.

SILVA, Victor Marcelo Pires Gonçalves da. Teresina: entre e as cousas pretéritas (1852 ao primeiro decênio do século XX). Tese (Doutorado em História) – Programa de Estudos em História, PUC/SP, São Paulo, 2020.

SOUZA, Isaac Gonçalves. Cidade de cristal: identidade e evasão na cultura local de Caxias – MA (1914 – 1937). Dissertação (Mestrado em História do Brasil) – Programa de Pós-Graduação em História, UFPI, Teresina, 2016.

TABORDA, Márcia. O violão na corte imperial. In: CONGRESSO DA ANPPOM, 27, Campinas, 2017. Anais... Campinas: UNICAMP, 2017.

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

ÁVILA, G. A. D. . (2022). Caxias/MA 1900-1925: proveniência documental nos Cadernos de música de Neném Rêgo. Revista Interdisciplinar Em Cultura E Sociedade, 32–52. https://doi.org/10.18764/2447-6498.v8n2.2022.8

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO - Estudos sobre a Música no Maranhão