ELECTRA ARENAL Y CUBA: “un tiempo de amor recíproco”/ ELECTA ARENAL AND CUBA: ‘A Time of Reciprocal Love’

Autores

  • Dina Comisarenco Mirkin University of Rutgers, New Jersey.

Palavras-chave:

Electa Arenal, Muralismo feminino, Gênero,

Resumo

No presente trabalho estudo a obra mural que a artista mexicana Electa Arenal realizou em Cuba pós-revolucionária, nos primeiros anos da década de 1960. Através da análise formal das obras, da comparação com alguns de seus poemas, e de uma interpretação desde os estudos de gênero, se pode concluir que a artista desenvolveu um espectro estilístico e expressivo muito amplo e original, e que criou uma singular iconografía na que a representação de gênero, na infância e na maternidade foram re-significados de acordo com o conteúdo político próprio do muralismo mexicano e da ideologia pessoal da artista.

Palabras-chave: Electa Arenal. Muralismo feminino. Gênero

Resumen

En el presente trabajo se estudia la obra mural que la artista mexicana Electa Arenal realizó en la Cuba posrevolucionaria de los primeros años de la década de 1960. A través del análisis formal de las obras, de la comparación con algunos de sus poemas, y de una interpretación desde los estudios de género, se concluye que la artista desarrolló un espectro estilístico y expresivo muy amplio y original, y que creó una singular iconografía en la que la representación del género, la infancia y la maternidad fueron re-significados de acuerdo con el contenido político propio del muralismo mexicano y de la ideología personal de la artista.

Palabras claves: Electa Arenal. Muralismo femenino. Género

Abstract

The subject of the present paper is the murals produced by the Mexican artist Electa Arenal in post-revolutionary Cuba, during the early years of the 1960s. Through the formal analysis of the works, the comparison with some of her poems, and the interpretative framework of gender studies, I conclude that this female artist developed a wide and original stylistic and expressive spectrum, and that she created a singular iconography according to which, gender, childhood, and maternity were re-signified in agreement with the political content that was characteristic of both Mexican Muralism and the individual ideology of the artist.

Keywords: Electa Arenal. Feminine Muralism. Gender

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Biografia do Autor

Dina Comisarenco Mirkin, University of Rutgers, New Jersey.

Dina Comisarenco Mirkin, Doutora em História da Arte pela University of Rutgers, New Jersey, Estados Unidos. Professora titular na Universidad Iberoamericana, Cidade de México e pesquisadora nivel 1 do Sistema Nacional de Investigadores de México. No seu trabalho de pesquisa e docencia se especializa nas relações entre gênero, cultura e sociedade na história da arte e do desenho mexicanos do século XX. Entre suas publicações especializadas destacam-se, no desenho industrial: Diseño Industrial Mexicano e Internacional: Memoria y Futuro; e os textos: Diseño: concepto y forma en la olimpíada de México 68; Entre la tradición y la modernidad: diseño industrial mexicano contemporáneo; y el más reciente, Las metáforas del sonido: medio siglo de fonógrafos, gramófonos y vitrolas. Na história da arte destacam-se, Diosas y madres, el arquetipo femenino en Diego Rivera; Remedios Varo, the Artist of a Thousand Faces; La representación de la experiencia femenina en Tina Modotti y Lola Álvarez Bravo; Women, agriculture and civilization in Diego Rivera's murals of Chapingo; To Paint the Unspeakable: Mexican Female Artists´ Iconography during the 1930´s and early 1940´s; y La Creación by Diego Rivera; entre muchos otros. Seu livro coletivo, Codo a codo: parejas de artistas en México, atualmente esta em processo editorial. Email: dina.comisarenco@uia.mx. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e Doutorado em História Contemporânea - Universidad Complutense de Madrid (2000). Atualmente é professora Associada I da Universidade Federal do Maranhão. Tem realizado estudos sobre migração, memória e identidade. Participa do Conselho Editorial das revistas Revista Brasileira do Caribe e - Inter-ação (Goiânia) . Tem organizado vários congressos de história oral no Estado de Goiás e foi Diretora Regional Centro Oeste da Associação Brasileira de Historia Oral de 2002-2006. Tem experiência nas áreas de História Contemporânea, com ênfase em Cuba. Tem desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: história oral, Cuba, Caribe, universidade.

Como Citar

Mirkin, D. C. (2012). ELECTRA ARENAL Y CUBA: “un tiempo de amor recíproco”/ ELECTA ARENAL AND CUBA: ‘A Time of Reciprocal Love’. Revista Brasileira Do Caribe. Recuperado de http://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rbrascaribe/article/view/874

Edição

Seção

Dossiê: mulher e Caribe: aproximações à problemática de gênero