ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE) POR MEIO DE FILME: considerações sobre o Portfólio Europeu Para Línguas (CEFLS)
Abstract
RESUMOEste artigo discute o ensino de Português Língua Estrangeira (PLE) por meio de filme, tendo como base a aquisição das competências propostas pelo Portfólio Europeu para Línguas. O estudo explora uma atividade desenvolvida com o filme
Central do Brasil com um grupo de quatorze aprendizes em nível B2 (‘intermediário-superior’) em contexto universitário britânico. Para tanto, foram levantadas as dificuldades e as contribuições da tarefa para os aprendizes em um contexto
multilíngue. As contribuições que se espera dizem respeito à relação entre as competências sugeridas pelo CEFLs e os diferentes níveis de PLE.
Palavras-chave: Português Língua Estrangeira (PLE). CEFLs. Filme. Ensino.
ABSTRACT
This article discusses teaching Portuguese as an FL through film, considering the acquisition of competences proposed by the Common European Framework for Languages (CEFLs). The study explores an activity using the film Central Station,
conducted with a group of fourteen learners at B2 (‘upper-intermediate’) level in a British university context. Through the activity, difficulties and contributions to the learners in a multilingual context were discussed. The contributions of the study concern the relationship between the competences suggested by the CEFLs and the different levels of PFL.
Keywords: Portuguese Foreign Language. CEFLs. Film. Teaching.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.