PELAS FENDAS DO SILÊNCIO: entre O Grito, de Herberto Helder, e O Silêncio, de Sophia de Mello Breyner Andresen

Autores

  • Marco André Fernandes da Silva Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Palavras-chave:

Silêncio, Grito, Diálogo, Transformação pessoal, Humano, Sociedade

Resumo

Entre o silêncio e um grito, há sempre fendas que se abrem, permitindo uma interessante e profícua interseção de elementos. Partindo de um diálogo intertextual entre O Grito de Herberto Helder e O Silêncio de Sophia de Mello Breyner Andresen, apresentarei aqui duas possíveis interpretações para as fendas que os gritos de cada narrativa originam. Uma mais pessoal e introspetiva, que descodifica o grito como um desafio pessoal e aponta para uma transformação interior; outra mais voltada para a realidade, para o exterior, em que o grito expressa uma manifestação de revolta e de insatisfação para com a organização político-social que tende a reprimir o Homem.

Palavras-chave: Silêncio. Grito. Diálogo. Transformação pessoal. Humano. Sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco André Fernandes da Silva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Mestre em Literatura Portuguesa Contemporânea pela Universidade Católica Portuguesa – Braga (Portugal). Doutorando em Literatura Portuguesa e investigador do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos (CEFH) na mesma universidade. Docente de Português no Ensino Básico e Secundário.

Downloads

Como Citar

SILVA, Marco André Fernandes da.
PELAS FENDAS DO SILÊNCIO: entre O Grito, de Herberto Helder, e O Silêncio, de Sophia de Mello Breyner Andresen
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 2, n. 4, 7 Mar 2012Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.

Edição

Seção

Artigos