NA REESCRITA DA HISTÓRIA, A (DES)CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NACIONAL: uma leitura de Meu Querido Canibal e O Nobre Sequestrador
Palavras-chave:
Literatura, História, Identidade nacional, Romance, Historiografia, Ficção,Resumo
Os romances Meu querido canibal e O nobre seqüestrador, do escritor baiano Antonio Torres, são obras ficcionais que dialogam com a historiografia. Neste artigo, busca-se analisar de que forma esses romances se inscrevem nos contextos da revisão da história pela literatura e dos questionamentos em torno da identidade nacional brasileira e a relevância das obras como instrumento, ao mesmo tempo, de denúncia de um discurso histórico unilateral e fragmentado e de resgate de discursos excluídos.
Palavras-chave: Literatura. História. Identidade nacional.
Abstract
The novels My darling cannibal and Noble kidnapper, by Antonio Torres, are fictional works that dialogue with historiography. This article aims to examine how these novels fall in the contexts of the review of the literature and history of the questions surrounding the Brazilian national identity and relevance of the works as an instrument at the same time, a historic speech denouncing unilateral fragmented and rescue speeches excluded.
Keywords: Literature. History. National identity.
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