O LIVRO DIDÁTICO DO PORTUGUÊS: uma análise da oralidade
Palavras-chave:
língua portuguesa, Livro didático, OralidadeResumo
Este artigo analisa a abordagem da oralidade em livros didáticos do português. A inegável relevância dos materiais curriculares no processo de ensino/aprendizagem requer que tais ferramentas atendam às necessidades oriundas dessa relação priorizando questões asseguradas pelos PCNs, como é o caso da oralidade. É imprescindível, desta forma, que o livro didático – um dos mais importantes materiaiscurriculares – esteja preparado para auxiliar neste complexo processo. Sendo assim, esta análise incide sobre dois livros didáticos, um adotado no ensino fundamental e outro, no médio, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos livros
didáticos de português, além de propor atividades para desenvolver nos alunos essa competência.
Palavras-chave: Língua portuguesa. Livro didático. Oralidade.
ABSTRACT
This paper analyses how Portuguese didactic books approaches orality. The undeniable importance of curricular material on teaching/learning process requires these tools to serve the necessities of this relation prioritizing matters assureds by PCNs, as is the case of orality. Therefore, it is indispensable that the didactic book – one of the most important curricular materials – is prepared to assist this complex process. Thus, this analyze fall upon two didactic books, one used on elementary school and the other
one, on high school, intending to contribute to the improvement of Portuguese’s didactic books, and also to propose activities to develop the competence of the students.
Keywords: Portuguese language. Didactic book. Orality.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais Littera on lineEste obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.