Câmaras de eco e filtros-bolha no contexto da gestão algorítimica da atenção

refletindo sobre os desafios contemporâneos do letramento digital à luz da BNCCEM

Autores

  • Vera Lúcia Moraes Araujo Menezes Universidade Federal do Maranhão
  • João da Silva Araújo Júnior Universidade Federal do Maranhão
  • Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos Santos Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n28.2023.18

Palavras-chave:

Câmaras de eco, Filtros-bolha, Letramento digital, BNCCEM

Resumo

A popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) (Ribeiro, 2009; Snyder, 2010; Lemke, 2010), somada às recentes transformações decorrentes dos avanços no campo das inteligências artificiais (IA), representou mudanças importantes no modo como lemos, escrevemos, interagimos e nos informamos. Some-se a esse cenário o chamado processo de gestão algorítmica da atenção, que, segundo Bentes (2019), refere-se ao uso de algoritmos para direcionar e capturar a atenção das pessoas, determinando o que é mostrado aos indivíduos em plataformas digitais, como redes sociais, com base no engajamento desses usuários. Tais transformações se refletem, em certa medida, na preocupação, cada vez mais evidente, em pautar o uso das TDIC nos documentos formativos que estabelecem competências e objetivos de aprendizagem no ensino médio, a exemplo da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCCEM). No texto do citado documento formativo, é notório o destaque dado ao uso de TDIC mediadas pela internet, o que se faz ver, por exemplo, no prognóstico de que grande parte das futuras profissões envolverá, direta ou indiretamente, computação e tecnologias digitais (Brasil, 2018). Nesse contexto, este artigo tem como objetivo discutir o tratamento dado pela BNCCEM na área de Linguagens e suas Tecnologias do componente de Língua Portuguesa aos mais recentes impactos das TDIC na comunicação, em especial a dois importantes mecanismos decorrentes do uso de inteligências artificiais (IA) pelas plataformas de redes sociais: as câmaras de eco, fenômeno estudado por Sunstein (2007); e os filtros-bolha, mecanismo estudado por Pariser (2012). Para viabilizar o objetivo proposto, fizemos uma análise exploratório-descritiva das competências e habilidades específicas do componente de Língua Portuguesa que demandam Letramento Digital por parte dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Uma leitura crítica das competências à luz do atual cenário tecnológico e dos mecanismos decorrentes da atuação dos algoritmos nos permite afirmar a necessidade de que o debate em torno do Letramento Digital se amplie no sentido de compreender os impactos da gestão algorítmica da atenção nos processos de comunicação e interação, considerando, sobretudo, os riscos que esses mecanismos representam ao debate público e à democracia ao promoverem e/ou exacerbarem a formação de falsos consensos, de polarizações artificiais e de discursos de ódio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Marcelo; PISCHETOLA, Magda. O discurso de ódio nas mídias sociais: a diferença como letramento midiático e informacional na aprendizagem. Revista e-Curriculum, vol. 14, n. 4, outubro-dezembro, p. 1377-1394, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.

BARBOSA, Mariana (org.). Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

BENTES, Anna. A gestão algorítmica da atenção: enganchar, conhecer e persuadir. In: POLIDO, Fabrício; ANJOS, Lucas; BRANDÃO, Luíza (orgs.). Políticas, Internet e Sociedade. Belo Horizonte: Instituto de Referências em Internet e Sociedade, 2019. Disponível em: http://bit.ly/35hiqms. Acesso em: 20 nov. 2023.

BEZERRA, Benedito Gomes Letramentos acadêmicos na perspectiva dos gêneros textuais. Fórum Linguístico, v.9, n. 4, p.247-259 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/download/1984- 8412.2012v9n4p247/24296. Acesso em 05 mar. 2019.

BORDONABA-PLOU, David. Polarización como impermeabilidad: cuando las razones ajenas no importan. Cinta de Moebio, Santiago, n. 66, p. 295-309, mar. 2019;

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CASTRO, Marcela Magalhães e. A liberdade de expressão e o discurso do ódio: análise da jurisprudência do supremo tribunal federal. Monografia (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Brasília, 2019.

ELI, Pariser. O filtro invisível: O que a internet está escondendo de você. Tradução Diego Alfaro. 1. ed. Zahar, 2012;

GERALDI, João Wanderley. A produção de diferentes letramentos. Bakhtiniana, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 25-34, ago./dez. 2014.

GILSTER, Paul. Digital Literacy. New York: Wiley, 1997a.

MOURA, Lucas Coelho Arruda. O inquérito das fake news à luz da liberdade de expressão: discurso de ódio e fake news. TCC (Bacharelado em Direito) - Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais - FAJS do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). Brasília, 2021.

OLIVEIRA, Max Fabiano Rodrigues de. O letramento digital em tempos de plataformização da educação e as possibilidades para o ensino de história. Revista Transversos, Rio de Janeiro, n. 27, p. 52 – 69, 2023.

PAIVA, V. L. O. Letramento digital: problematizando o conceito. Revista da Abralin, v. 20, n. 3, p. 1161-1179, 2021;

PRADO, M. Fake news e inteligência artificial: O poder dos algoritmos na guerra da desinformação. São Paulo: Edições 70, 2022.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. São Paulo: Saraiva, 2014.

RIBEIRO, Ana Elisa. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da Abralin, V. 8, N. 1 (2009), 2009.

SILVA, Max Melquiades da; CENDÓN, Beatriz Valadares. Estratégia, método e conteúdo: três componentes para compreensão das campanhas contemporâneas de desinformação. BiblioCanto, Natal, v. 8, n.1, p. 21-44. 2022;

SIQUEIRA, Dirceu Pereira; VIEIRA, Ana Elisa Silva Fernandes. Algoritmos preditivos, bolhas sociais e câmaras de eco virtuais na cultura do cancelamento e os riscos aos direitos de personalidade e à liberdade humana. Revista Opinião Jurídica, Fortaleza, v. 20, n. 35, p. 162-188, set./dez. 2022;

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

SUNSTEIN, Cass R.. Republic.com 2.0. Princeton University Press: New Jersey, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-30

Como Citar

MENEZES, Vera Lúcia Moraes Araujo; ARAÚJO JÚNIOR, João da Silva; SANTOS, Lívia Karoline Pinheiro Mendonça dos.
Câmaras de eco e filtros-bolha no contexto da gestão algorítimica da atenção: refletindo sobre os desafios contemporâneos do letramento digital à luz da BNCCEM
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 28, 30 Dez 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.