REPRESENTAÇÕES DE UM PASSADO QUE ECOA NO PRESENTE

o corpo interminável, de Claudia Lage, e a escrita de enfrentamento à barbárie e ao esquecimento

Autores

  • Maria Iranilde Almeida Costa Pinheiro
  • Deyse Filgueiras Batista Marques

DOI:

https://doi.org/10.18764/2177-8868v14n27.2023.9

Palavras-chave:

Representação, Esquecimento, Resistência, O corpo interminável

Resumo

O corpo interminável (2019) é um romance contemporâneo escrito pela autora brasileira Claudia Lage, e seu enredo envolve indivíduos que estão inseridos no contexto de vivência ou herança da experiência da ditadura militar no Brasil. Trata-se, portanto, de uma obra literária que evidencia a necessidade de escrita de eventos catastróficos e na qual existe a busca por um passado que, embora calado, permanece vívido, pois ainda ressoa por meio de ausências, vazios e memórias lacunares. Assim, esta pesquisa questiona a possibilidade de, a partir da análise de O corpo interminável, identificarmos uma construção ficcional que evidencia, em suas formas estéticas e narrativas, a história individual e coletiva da ditadura militar no Brasil. Buscamos enfatizar, diante do corpus literário e dessa chave de leitura, os dilemas nascidos a partir da relevância do testemunho de sujeitos impactados por uma catástrofe nacional, parte de um enredo que mobiliza aspectos estéticos e narrativos para alcançar as experiências traumáticas da ditadura militar brasileira. Para tanto, tomamos como referencial teórico Assunção (2020), Ginzburg (2017) e Gagnebin (2018; 2019). Ao final do trabalho, esperamos contribuir para a caracterização política e literária do romance, pois, ao explorar a estética do horror produzida em O corpo interminável, acreditamos ser possível vislumbrar arelevância da representação de eventos políticos autoritários na literatura brasileira contemporânea. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Iranilde Almeida Costa Pinheiro

Professora Adjunta IV da Universidade Estadual do Maranhão e docente permanente do Programa de Pósgraduação em Letras da Universidade Estadual do Maranhão - PPGLETRAS/UEMA. Graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (1995), mestrado em Ciência da Literatura (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência da Literatura (2014), também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, Poesia e Ficção contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas contemporâneas, teoria literária e literatura brasileira.

Deyse Filgueiras Batista Marques

Doutoranda em Letras, área de concentração em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Goiás, curso no qual é bolsista financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Mestre em Letras, área de concentração em Teoria Literária, pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, curso no qual foi bolsista financiada pela CAPES, em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA. Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas pela UEMA. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Dom Bosco - UNDB. 

Referências

ASSUNÇÃO, Sandra. Em nome dos pais, de Matheus Leitão: um relato (pós)memorial contra

o esquecimento. In: GOMES, Gínia Maria (org.). Narrativas brasileiras contemporâneas:

memórias da repressão. Porto Alegre: Polifonia, 2020.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. O que significa elaborar o passado? In: GAGNEBIN, Jeanne

Marie. Lembrar escrever esquecer. 2 ed, 2 reimp.. São Paulo: Editora 34, 2018, p. 97-106.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Rememoração. In: GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e

rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. 1 ed, 1 reimp. São Paulo: Editora 34, 2019, p.

-250.

GINZBURG, Jaime. Apresentação. In: GINZBURG, Jaime. Crítica em Tempos de Violência.

ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, Fapesp, 2017, p. 13-18.

LAGE, Claudia. O corpo interminável. 1 ed. Rio de Janeiro: Record, 2019.

LAGE, Claudia. O corpo interminável: em processo. Blog IMS, 21 ago. 2018. Disponível em:

https://blogdoims.com.br/o-corpo-interminavel/. Acesso em: 21 dez. 2022.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes: os delitos, os castigos, as penas, as

impunidades. 5 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

SONTAG, Susan. Na caverna da Platão. In: SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo:

Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2023-09-11

Como Citar

PINHEIRO, Maria Iranilde Almeida Costa; MARQUES, Deyse Filgueiras Batista.
REPRESENTAÇÕES DE UM PASSADO QUE ECOA NO PRESENTE : o corpo interminável, de Claudia Lage, e a escrita de enfrentamento à barbárie e ao esquecimento
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 27, 11 Set 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.