Apresentação

Autores

  • Douglas Rodrigues de Sousa Universidade Estadual do Maranhão
  • Izenete Nobre Universidade Estadual do Maranhão
  • Rhusily Lira Universidade Federal do Piauí

Resumo

A história da literatura brasileira é um campo rico e complexo, que traça a evolução, transformação, ou seja, os caminhos de continuidades e rupturas das letras. No entanto, esse relato histórico, muitas vezes, se apoia em paradigmas ultrapassados, eurocentrismo e exclusões que impedem uma compreensão verdadeiramente abrangente e inclusiva da literatura brasileira. Diante disso, é imperativo que nos questionemos e busquemos uma reformação profunda desse campo de estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Rodrigues de Sousa, Universidade Estadual do Maranhão

Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (graduação e mestrado em Letras). Membro do grupo de pesquisa LAMID – UEMA e do Grupo de Pesquisa em Literatura e Cultura, da UnB.

Izenete Nobre, Universidade Estadual do Maranhão

Professora do Curso de Letras da Universidade Estadual do Maranhão, campus Colinas. Doutorado em Teoria e História Literária pela Unicamp. 

Rhusily Lira, Universidade Federal do Piauí

Doutoranda em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí – Estudos Literários. Mestra em Letras área de concentração em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Piauí - UFPI; Graduada em Letras - Português pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Integrante do Núcleo de Estudos em Neorregionalismo, Imaginário e Narratividade - NENIN.

Downloads

Publicado

2023-09-11 — Atualizado em 2023-09-12

Versões

Como Citar

SOUSA, Douglas Rodrigues de; NOBRE, Izenete; LIRA, Rhusily.
Apresentação
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 14, n. 27, 12 Set 2023Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.