A CASA DO GESTO ÍNTIMO: CRÍTICA E CLÍNICA

Autores

  • Ana Luiza Andrade Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Osman Lins, Os Gestos, Manuscritos

Resumo

Nos deslocamentos do sentido de morada em seu de-morar temporário (Blanchot, Derrida, Freud), o gesto escritor, retornando à sua origem, liga os escritos da fase da procura, principalmente em Os Gestos (1957) incluindo “A casa” (1951, até então inédito) aos últimos escritos de Osman Lins. O enlace com os da fase da plenitude existe quando, tanto o quarto quanto a moldura de uma janela enquadram o espaço íntimo do gesto que se amplia e se transforma na passagem ao mundo exterior, na busca alargada do corpo/casa que se escreve. Em Domingo de Páscoa (1978) e o Diário Íntimo Últimas Anotações ou Diário da Doença (1978) destaca-se esse gesto íntimo da morada originária transfigurado, ao se cruzar no análogo espaço dentro/fora da janela, através do quarto do doente. A leitura crítica, em esboço, busca atualizar o gesto poético e o sentido de doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Andrade, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui doutorado em Literatura Luso Brasileira e Hispano Americana - University Of Texas At Austin (1982) dois pós-doutorados UFSC/USP na atualização da pesquisa sobre Osman Lins. Foi professora visitante em Harvard, University of California (Los Angeles), Universidad de Buenos Aires. Atualmente é professora de Literatura Brasileira na graduação e na pós-gradução e professor associado II da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, Literatura Brasileira com ênfase em Teoria Literária, publicando principalmente sobre autores modernos tais como Machado de Assis, Gilberto Freyre, Osman Lins, Clarice Lispector e Francisco Brennand. É líder do Núcleo de Estudos Benjaminianos.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

ANDRADE, Ana Luiza.
A CASA DO GESTO ÍNTIMO: CRÍTICA E CLÍNICA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 23, 30 Jul 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.