OSMAN POETA: O RIGOR DA RECUSA

Autores

  • Luciana Barreto Machado Rezende

Palavras-chave:

Osman Lins, literatura e biografia, poesia, arte poética, narrativa

Resumo

Por que Osman Lins, que se notabilizou por uma obra estruturada em contos, romances, ensaios e teatro no leito do que chamamos modernidade literária, não insistiu no depurado gênero da poesia? E, se chegou a publicar poemas em suplementos literários e diários jornalísticos, especialmente na década de 50, por que não os firmou em livro? Terá o próprio escritor respondido a essas questões? Neste artigo, podemos atestar como, mesmo em sua recusa em se assumir como poeta, Lins dispôs do gesto poético na narrativa em prosa, por meio da absoluta maestria formal quanto aos recursos que ancoram os fundamentos expressivos do poema: sonoridade, ritmo e prosódia, por meio da recorrência de anáforas, assonâncias e aliterações, elementos estéticos caracterizadores do gênero lírico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Barreto Machado Rezende

Doutorou-se, em 2017, em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), com pesquisa sobre a Poética da Queda em Avalovara, de Osman Lins, bem como a alegorização e a realidade poética em A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Possui Mestrado em Teoria Literária (2008) e Graduação em Comunicação (1992), pela mesma instituição. Estuda ainda os universos literários de Hilda Hilst, Clarice Lispector e Fernando Pessoa. Atuou, de 2018 a 2020, como professora-substituta de Literaturas Portuguesa e Brasileira na UnB. Integra os Grupos de Pesquisa 'Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário' e 'Literatura e Cultura', ambos associados ao CNPq.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

REZENDE, Luciana Barreto Machado.
OSMAN POETA: O RIGOR DA RECUSA
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 23, 30 Jul 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.