OSMAN CRÍTICO: SEM MEIAS PALAVRAS

Autores

  • Cacilda Bonfim Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

Palavras-chave:

Osman Lins, literatura e crítica, Do Ideal e da Glória, Evangelho na Taba

Resumo

Este artigo aborda o posicionamento crítico do escritor Osman Lins, especialmente no que diz respeito a seu trabalho não ficcional. Vários artigos e ensaios do autor, publicados em livros e jornais se constituem como fonte primordial da presente análise cujos pressupostos teóricos-metodológicos fundamentam-se na análise da conjuntura social e política da época. A ênfase recai, sobretudo, na postura crítica do autor, evidenciando-se que esta é uma de suas facetas biográficas mais acentuadas, visto configurar-se quase como uma marca registrada de sua escrita. Sinceridade e coragem em defender valores constantemente ameaçados pela hipocrisia social e acadêmica mostram uma argumentação vibrante e contundente cujas reflexões éticas e estéticas podem ser tomadas como um diagnóstico do que acontecia nos anos 60 e 70, sobretudo no Brasil. Traça-se um paralelo com o contexto social atual a fim de destacar a relevância que as observações do autor possui nos dias de hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacilda Bonfim, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão

Doutora em Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura (PósLit) da UnB. Professora de Filosofia no IFMA – campus Monte Castelo.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

BONFIM, Cacilda.
OSMAN CRÍTICO: SEM MEIAS PALAVRAS
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 23, 30 Jul 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.