OSMAN DRAMATURGO: A VIDA COMO MISTÉRIO

Autores

  • Teresa Dias Colégio Vital Brazil, no Butantã. São Paulo, SP.

Palavras-chave:

Osman Lins, dramaturgo, O vale sem sol, mistério, teatro

Resumo

Osman Lins revelou inclinação para o mistério, em suas diversas acepções, ao longo de toda a sua carreira como escritor. Sua primeira peça teatral, O vale sem sol, é um exemplo de drama ligado a temas do universo religioso arcaico-popular, frequentemente marcado por eventos milagrosos. O mistério será ressignificado em suas obras posteriores, revelando reflexões do autor sobre o poder de criação da própria linguagem, num movimento metalinguístico. A peça O vale sem sol permaneceu desaparecida desde sua leitura dramática, em 1958. Redescoberta, contribui de modo significativo para a compreensão da poética do autor, de modo amplo, incluindo sua estreia como dramaturgo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Teresa Dias, Colégio Vital Brazil, no Butantã. São Paulo, SP.

Formou-se em Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde concluiu seu doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada em 2004. Atualmente é professora de Literatura no Ensino Médio, no Colégio Vital Brazil, no Butantã, em São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

DIAS, Teresa.
OSMAN DRAMATURGO: A VIDA COMO MISTÉRIO
. Littera: Revista de Estudos Linguísticos e Literários, v. 12, n. 23, 30 Jul 2021Tradução . . Disponível em: . Acesso em: 27 abr 2024.